Educação de Juazeiro apresenta alto desempenho na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola e ganha reconhecimento


Juazeiro é mais uma vez destaque na Educação. Desta vez, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), se destacou pela excelente administração financeira realizada no ensino municipal, alcançando média dez, no índice de desempenho da gestão do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sendo contemplada com a Parcela Desempenho, recurso de assistência financeira pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgou após uma avaliação criteriosa do Governo Federal, a lista com as escolas do município que foram contempladas, sendo elas: Professora Guiomar Lustosa rodrigues, José de Amorim, Bom Jesus – NH I Curaçá, Educação Infantil Dilma Calmon Oliveira, Manoel Nunes Amorim, e Coração de Jesus – Jurema Vermelha.

Em uma escala de avaliação entre os anos de 2018 a 2021, o município conquistou média máxima no ano de 2021, protagonizando o ensino municipal por excelência de gestão. As escolas foram recompensadas com a Parcela Desempenho do PDDE, calculada com base no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges), que é um instrumento do PDDE para mensurar o desempenho da gestão descentralizada em todo o território nacional, visando identificar as unidades de ensino com melhor índice de desenvolvimento de gestão, execução do programa e reconhecendo iniciativas exitosas de gestão, dentre outras possibilidades.

Iniciativa

O Programa do FNDE, consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica, reforçando a autogestão através do repasse de recursos direto para as escolas, aprimorando o aprendizado e, consequentemente, elevando os índices de desempenho de cada unidade de ensino, além de possibilitar a aquisição de material de consumo e de bens permanentes, pequenos reparos e serviços necessários à manutenção, conservação e melhoria da estrutura física da unidade escolar e implementação projetos pedagógicos.

De acordo com a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, mais uma vez, Juazeiro alcança lugar de destaque enquanto município que realiza com excelência a aplicabilidade dos recursos financeiros. “Dispondo de políticas públicas comprometida com o uso dos recursos público, de maneira eficaz, eficiente e transparente, a Educação municipal acaba de conquistar recursos financeiro em função do Ideges, representando uma conquista muito positiva, uma vez que, o Índice de Desenvolvimento de Gestão é um dos programas ofertados pela União e executado pelo FNDE, uma autarquia federal, ligada ao Ministério da Educação, que existe para ajudar os municípios, cooperando financeiramente e tecnicamente com melhorias que viabilizam ainda mais a ascensão dos índices de aprendizagem da Educação”, disse Alexandrina.

“As escolas contempladas concorreram com escolas do Brasil inteiro, e foram avaliadas a partir dos requisitos do sistema do FNDE, segundo os critérios do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada, em três indicadores relativos a dimensões chaves de desempenho do Programa: o cadastro, a execução dos recursos no âmbito da unidade executora e a prestação de contas dos recursos, cumprindo o que trata o PDDE, onde mantivemos atualizadas todas as informações necessárias para que o município se mantivesse incluso dentro das políticas educacionais ofertadas, garantindo que a aplicabilidade dos recursos fosse investida em iniciativas de garantia de desenvolvimento pleno dos educandos”, acrescentou Alexandrina.

Segundo o gestor da Escola Municipal Bom Jesus – NH I Curaçá, Josivan Duarte Santos, o suporte financeiro proporciona o desenvolvimento do ensino e maior eficácia na operacionalização das atividades da escola. “O repasse do FNDE garante melhores condições financeiras para a escola, contribuindo para o suprimento das necessidades prioritárias da escola, além de promover melhorias desde a infraestrutura até questões de ordem pedagógica, refletindo diretamente na melhoria da qualidade da Educação”, comentou o gestor.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem