Educação de Juazeiro apresenta alto desempenho na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola e ganha reconhecimento


Juazeiro é mais uma vez destaque na Educação. Desta vez, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), se destacou pela excelente administração financeira realizada no ensino municipal, sendo contemplada com a Parcela Desempenho, recurso de assistência financeira pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgou após uma avaliação criteriosa do Governo Federal, a lista com as escolas do município que foram contempladas, sendo elas: Professora Guiomar Lustosa rodrigues, José de Amorim, Bom Jesus - NH I Curaçá, Educação Infantil Dilma Calmon Oliveira, Manoel Nunes Amorim, e Coração de Jesus - Jurema Vermelha.

As escolas foram recompensadas com a Parcela Desempenho do PDDE, calculada com base no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges), que é um instrumento do PDDE para mensurar o desempenho da gestão descentralizada em todo o território nacional, visando identificar as unidades de ensino com melhor índice de desenvolvimento de gestão, execução do programa e reconhecendo iniciativas exitosas de gestão, dentre outras possibilidades.

Iniciativa

O Programa do FNDE, consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica, reforçando a autogestão através do repasse de recursos direto para as escolas, aprimorando o aprendizado e, consequentemente, elevando os índices de desempenho de cada unidade de ensino, além de possibilitar a aquisição de material de consumo e de bens permanentes, pequenos reparos e serviços necessários à manutenção, conservação e melhoria da estrutura física da unidade escolar e implementação projetos pedagógicos.

De acordo com a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, mais uma vez, Juazeiro alcança lugar de destaque enquanto município que realiza com excelência a aplicabilidade dos recursos financeiros. “Dispondo de políticas públicas comprometida com o uso dos recursos público, de maneira eficaz, eficiente e transparente, a Educação municipal acaba de conquistar recursos financeiro em função do Ideges, representando uma conquista muito positiva, uma vez que, o Índice de Desenvolvimento de Gestão é um dos programas ofertados pela União e executado pelo FNDE, uma autarquia federal, ligada ao Ministério da Educação, que existe para ajudar os municípios, cooperando financeiramente e tecnicamente com melhorias que viabilizam ainda mais a ascensão dos índices de aprendizagem da Educação”, disse Alexandrina .

“As escolas contempladas concorreram com escolas do Brasil inteiro, e foram avaliadas a partir dos requisitos do sistema do FNDE, segundo os critérios do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada, em três indicadores relativos a dimensões chaves de desempenho do Programa: o cadastro, a execução dos recursos no âmbito da unidade executora e a prestação de contas dos recursos, cumprindo o que trata o PDDE, onde mantivemos atualizadas todas as informações necessárias para que o município se mantivesse incluso dentro das políticas educacionais ofertadas, garantindo que a aplicabilidade dos recursos fosse investida em iniciativas de garantia de desenvolvimento pleno dos educandos”, acrescentou Alexandrina.

Segundo o gestor da Escola Municipal Bom Jesus - NH I Curaçá, Josivan Duarte Santos, o suporte financeiro proporciona o desenvolvimento do ensino e maior eficácia na operacionalização das atividades da escola. “O repasse do FNDE garante melhores condições financeiras para a escola, contribuindo para o suprimento das necessidades prioritárias da escola, além de promover melhorias desde a infraestrutura até questões de ordem pedagógica, refletindo diretamente na melhoria da qualidade da Educação”, comentou o gestor.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem