NOTÍCIAS INTERNACIONAIS: Rei da Espanha pede ‘união’ e ‘responsabilidade’ ante crise institucional sem precedentes entre o governo de esquerda e a oposição

 Rei Felipe VI da Espanha- foto reprodução

Da Redação
Por: Taciano Medrado

Ao contrário do que muitos pensam as crises institucionais estão espalhadas pelo mundo todo, não é só Brasil. Neste sábado(24), o rei Felipe VI da Espanha pediu aos espanhóis “união” e “responsabilidade” enquanto o país atravessa uma crise institucional sem precedentes devido à falta de acordo entre o governo de esquerda e a oposição sobre uma importante reforma judicial.

“A divisão fragiliza as democracias; a união, ao contrário, as fortalecem. Na Espanha, sabemos disso por experiência própria”, disse Felipe VI em sua tradicional mensagem de Natal, alertando contra o enfraquecimento das instituições.

A mensagem deste ano surge após o agravamento das tensões nos últimos dias entre o governo do socialista Pedro Sánchez e o conservador Partido Popular (PP), principal formação da oposição, por causa de uma importante reforma judicial.

A medida, destinada a permitir a renovação de quatro magistrados do Tribunal Constitucional, foi aprovada na semana passada pelos deputados espanhóis depois de os partidos da coligação governista acrescentaram emendas a uma iniciativa para modificar o Código Penal.

Mas essas disposições tiveram que ser retiradas do texto submetido ao Senado na quinta-feira, depois que o Tribunal Constitucional aceitou um recurso interposto pelo Partido Popular para interromper sua tramitação.

A decisão do órgão irritou a esquerda, que acusou a formação conservadora de ter “sequestrado as instituições democráticas” da Espanha e de impedir o Parlamento de exercer sua função legislativa.

O ápice da crise foi alcançado após quatro anos de luta entre o governo e a oposição pela polêmica renovação do Conselho Geral do Poder Judiciário (CGPJ), órgão encarregado de nomear os juízes, incluindo a maioria dos que compõem o Tribunal Constitucional e o Supremo Tribunal.

Os dois partidos acusam-se mutuamente de quererem controlar o órgão impondo ou mantendo magistrados da sua tendência política, um ano antes das eleições legislativas marcadas para o final de 2023.

O post Rei da Espanha pede ‘união’ e ‘responsabilidade’ ante crise institucional apareceu primeiro em ISTOÉ Independente.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS