NOTICIAS INTERNACIONAIS: Oposição venezuelana deixa de reconhecer Guaidó como presidente interino

 

Juan Guaidó  presidente interino 
Da Redação

Partidos de oposição ao governo de Nicolás Maduro decidiram na sexta-feira (30/12) deixar de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. O ex-parlamentar se declarou presidente em 2019, depois de Maduro ser eleito para um terceiro mandato. 

A decisão da Assembleia Nacional da Venezuela/2015, formada por deputados de oposição eleitos naquele ano, foi tomada por 72 votos a favor do fim do governo interino, 29 contra, além de 8 abstenções.

A votação foi expressiva, uma vez que três dos partidos que fazem oposição a Maduro e sustentavam Guaidó votaram pelo fim do reconhecimento. O mandato deve terminar em 5 de janeiro.

Guaidó teve apoio diplomático de cerca de 50 países quando se declarou presidente, entre eles o Brasil. De lá para cá, Maduro retomou o diálogo com a oposição e sanções impostas pelos Estados Unidos foram aliviadas. Com isso, a "presidência interina" perdeu força. 

Apesar da decisão, parte das funções de Guaidó foi transferida à Assembleia, incluindo a gestão de ativos e fundos venezuelanos no exterior que foram bloqueados pelos EUA e pelo Reino Unido em 2019. 

Parte dos valores bloqueados serviu para sustentar o governo interino e embaixadores indicados por Guaidó em países que o reconheciam como presidente. 


Com informações da Revista Consultor Jurídico

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS