Criatividade das crianças da rede municipal de Juazeiro é exposta em evento na Praça Imaculada Conceição

 

 

Nesta sexta-feira (16) a Praça Imaculada Conceição, em Juazeiro, recebeu muita cor, alegria e ludicidade. A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro realizou a 1ª Mostra de Práticas Exitosas, que apresentou à comunidade, experiências pedagógicas realizadas no projeto “Meu Juazeiro, meu Semiárido: lugar de brincar, descobrir e interagir”, executadas durante o ano letivo de 2022, por escolas da rede municipal que ofertam turmas do segmento Educação Infantil.

Distribuídas em estandes, as escolas apresentaram desenhos, pinturas, obras de arte e outras manifestações artísticas que representam aspectos locais e do semiárido nordestino, inclusive, do bioma caatinga. O colorido das exposições chamou a atenção de quem passava pelo local e despertou olhares atentos das crianças, que conheceram também os trabalhos produzidos por outras unidades de ensino

Mãe de aluna, Lara Félix Santana prestigiou o evento junto com a filha, Antonela Félix, de 2 anos. A criança é aluna da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nailde de Souza Costa e, atenta, observava junto com a mãe os trabalhos expostos. “Achei bem interessante, porque a gente consegue ver as propostas de atividades que eles fizeram ao longo do ano. São propostas e formas de atividades bem parecidas, a gente percebe a qualidade, como os professores se dedicaram. Gostei bastante”, explicou a mãe, que também contou que a filha Antonela se diverte bastante em atividades ao ar livre e sente curiosidade em conhecer outros estandes.

Além da exposição dos trabalhos, o evento também contou com contação de histórias, apresentação cultural das crianças que integram o “Samba de Véio do Rodeadouro”, momentos de reflexão sobre as atividades realizadas e distribuição de água e picolés para as crianças.

A pequena Pérola Hadassa Bispo Mota é aluna Emei Beatriz Angélica Mota e contou que fez desenhos de flores, relacionados ao tema “João e o pé de gratidão”, desenvolvido pela escola. Encantada, Pérola falou sobre como se sentiu na Mostra. “Gostei porque amo desenhar, sou artista. Todos os desenhos que eu faço na minha escola, eu nunca borro”, afirmou a criança.

O projeto

O projeto “Meu Juazeiro, meu Semiárido: lugar de brincar, descobrir e interagir” envolveu 40 escolas municipais que ofertam o segmento de Educação Infantil, com a exposição de suas práticas, que incluem cartazes, registros fotográficos, experimentos, brinquedos construídos com materiais reaproveitados, histórias e etc.

“Esse momento possibilita que as práticas extrapolem os muros das escolas e que a comunidade inteira possa perceber a riqueza desse material, e visualizar as aprendizagens que são desenvolvidas naquele espaço”, explicou a diretora de Educação Infantil da Seduc, Eliete Evangelista.

Já a coordenadora pedagógica Fabiana da Silva Rocha, que atua na Emei Nélia de Souza Costa, destacou que participar do projeto foi desafiador, mas trouxe bons resultados. “É o projeto macro da rede, é riquíssimo e trata das nossas vivências na cidade e no bairro em que a escola está. Recebemos o material estruturado que são os livros, os projetos que chegaram para nós na escola, então, o desafio foi justamente esse, trazer todo o material para dentro do projeto, mais especificamente dentro das sequências didáticas. Foi um desafio bom, corremos atrás com a equipe maravilhosa que temos, e hoje está culminando aqui com a mostra exitosa”, finalizou.

Brena Souza - Ascom/Seduc/PMJ

Fotos - Luan Medrado - Ascom PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem