CONDENAÇÃO A VISTA! Vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner encara sentença de julgamento por corrupção

Vice-presidente argentina, Cristina Kirchner© Thomson Reuters

Da Redação

BUENOS AIRES (Reuters) - A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pode ser condenada a 12 anos de prisão e impedida de ocupar cargos públicos quando juízes divulgarem nesta terça-feira a decisão de um caso de corrupção. As informações são de Nicolás Misculin.

É provável, no entanto, que o julgamento receba apelações e passe anos em tribunais superiores, mesmo que represente uma derrota para a ex-presidente, que possui milhões de apoiadores em todo o país.

Kirchner, presidente entre 2007 e 2015, enfrenta acusações por suposta corrupção na concessão de obras públicas durante seu governo. Ela nega as acusações e chamou o tribunal de "pelotão de fuzilamento".

"É evidente que haverá uma condenação", disse Kirchner em entrevista à Folha de S. Paulo publicada na segunda-feira. Ela alegou que suas garantias constitucionais foram violadas durante o processo.

Uma sentença condenatória pode desencadear reações furiosas dos partidários de Kirchner em um país que atravessa uma longa crise econômica, com a inflação chegando a 100%, e onde muitos falam de uma forte polarização política entre esquerda e direita.

Também pode lançar uma sombra sobre o governo peronista do presidente, Alberto Fernández, que enfrenta uma dura batalha para se reeleger contra uma oposição conservadora nas eleições gerais marcadas para o ano que vem.

Os promotores alegam que os contratos de obras públicas foram entregues a um empresário aliado de Kirchner, que então canalizou o dinheiro de volta para ela e seu falecido marido, Néstor Kirchner, também ex-presidente.

Defensores da vice-presidente dizem que ela é vítima de perseguição judicial.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem