CALA BOCA: Depois de sofrer resistência por parte da ala radical do PT e mendigar por um ministério a iminente ex-senadora Simone Tebet se contenta com a pasta do Planejamento

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIBQ0C2-BASEIMAGE© Fornecido por IstoÉ Dinheiro


Da Redação
Por: Taciano Medrado

Depois de tanto se humilhar, a iminente ex-senadora Simone Tebet (MDB), finalmente recebeu um “cala boca” e aceitou assumir o ministério do planejamento, uma pasta que não estava sem seus planos. Segundo   o site de notícias Reuters, o deputado Alexandre Padilha, futuro ministro das Relações Institucionais, disse nesta terça-feira(27) que a senadora teria aceitado o convite para assumir o Ministério do Planejamento no governo do Lulapetista.

De acordo com Padilha, será marcada ainda para esta terça um encontro entre Lula e a senadora para fechar os detalhes.

“Foi feito o convite, recebemos por parte do presidente do MDB a sinalização positiva e o presidente deve ajustar a agenda ao longo do dia para que esse encontro aconteça”, disse Padilha, acrescentando depois que teria havido uma sinalização positiva também por parte da senadora.

O petista  esperava a decisão de Tebet para terminar de formatar seu ministério, já que a posição da senadora era estratégica para resolver a colocação dos demais partidos da base.

Tebet, que desejava inicialmente o Ministério do Desenvolvimento Social, chegou a ser convidada para o Meio Ambiente – que terminou não aceitando porque a deputada federal eleita Marina Silva não concordou em ficar com a Autoridade Nacional do Clima– e para o Planejamento, mas resistia a aceitar um posto que considerava ter pouca ação executiva.

Neste final de semana, em conversas com o PT, a senadora teria dito que aceitaria o cargo se o Planejamento passasse a coordenar os bancos públicos –Caixa e Banco do Brasil– e o Programa de Parcerias de Investimento (PPI).

Ontem, teria recebido a sinalização de que o PPI, hoje vinculado à Casa Civil, poderia sim ficar sob seu comando.

“Esse foi o acordo”, disse uma fonte que acompanhou as conversas.

Padilha, no entanto, negou que haverá essa mudança. O PPI, disse, tem seu comitê gestor coordenador pela Casa Civil, mas o Planejamento faz parte do comitê, disse.

“Não tem mudança de estrutura”, garantiu. “Ele (Planejamento) participa dos comitês gestores que são coordenados pela Casa Civil.”

A negativa de Padilha pode causar ruído em uma situação que estava sendo considerada fechada pelo PT, mas o encontro entre Lula e Tebet deve fechar a questão.

O presidente eleito precisa ainda fechar o espaço de outros partidos que negociam com o futuro governo para participar da base. O próprio MDB espera ainda duas outras pastas –Transportes e Cidades–, que devem ficar com as bancadas do Senado e da Câmara, respectivamente.

Também PSD e União Brasil negociam dois ministérios cada, assim como PV e Rede aguardam a confirmação de que lugares irão ocupar na Esplanada dos Ministérios.

Inicialmente, Lula pretendia colocar Tebet em uma das vagas reservadas ao MDB, mas acabou concordando em indicar a senadora –que teve papel fundamental no apoio a sua candidatura no segundo turno– como “cota pessoal”.

“O presidente fez o convite a Simone Tebet pelo papel que ela teve no segundo turno, pela qualidade que ela tem como senadora, como ex-prefeita. Essa foi a motivação do convite feito à senadora”, confirmou Padilha.

Acertado o Planejamento, Lula tem ainda 15 ministérios que precisa definir até o próximo sábado. A expectativa é que todos os nomes sejam anunciados até quinta-feira.

“Ele tem essa expectativa de concluir essa semana”, disse Padilha, garantindo que todos os ministros estarão prontos para tomar posse no dia 1º de janeiro.

MARTELO BATIDO 

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) esteve com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta 3ª feira (27.dez.2022). Durante a conversa, o petista e a emedebista bateram o martelo e ela será a nova ministra do Planejamento a partir de 2023, segundo apurou o Poder360.

Tebet avisou a integrantes de seu partido nesta manhã que havia aceitado o convite e só faltava a conversa com Lula para oficializar a decisão.

 


Atualizada as 18:22h do dia 27/12/2022

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS