ARTIGO: Como era beber cerveja há quatro mil anos atrás?

Como era beber cerveja há quatro mil anos atrás?© Yuri Ferreira

Por Yuri Ferreira 

Existem coisas muito antigas na humanidade: música, poesia, linguagem, amor e… cerveja! É de conhecimento comum que a região da Mesopotâmia é o berço da civilização. As sociedades daquela região do mundo deram o ponto de partida para muitos costumes de nossa vida até o dia de hoje. Mas para muito além do Código de Hamurábi ou da Epopeia de Gilgamesh, as sociedades mesopotâmicas nos deram receitas culinárias e, claro, alcoólicas.

E como era a cerveja do passado? Os sumérios deixaram várias receitas culinárias e também nos informaram como era o processo de confecção das cervejas naqueles tempos.

Receitas em protocuneiforme foram documentos importantes para mostrar como civilizações antigas desenvolveram técnicas culinárias e alcoólicas.

O costume, segundo desenhos encontrados no território do atual Iraque, mostram os mesopotâmicos sentados em roda, bebendo cerveja de uma jarra com vários canudos. Nas imagens, é possível confundir com a prática de fumar narguile ou shisha, mas, na verdade, tratava-se do botequim daquela época.

A principal receita deixada pelos mesopotâmicos está no ‘Hino para Ninkasi’, um texto de homenagem para a deusa suméria da cerveja. Segundo Miguel Civil, professor de Sumerologia na Universidade de Chicago, a tradução deste hino pode ser a chave para compreender como a cerveja era consumida há 3800 anos atrás.

Confira a receita em uma tradução nossa da tradução de Miguel Civil:

“Você [Ninkasi, deusa da cerveja] é quem manuseia a massa com uma pá grande,

Misturando em um vaso, o bappir [pão fermentado] com aromáticos doces…

Você é quem assa o bappir no forno grande,

Põe em ordem as pilhas de grãos descascados

Ninkasi, você é quem rega o malte colocado no chão,

[…]Você é quem embebe o malte em uma jarra,

As ondas sobem, as ondas descem…

Você é quem espalha o mosto cozido em grandes esteiras,

Enquanto tudo esfria,

Ninkasi, você é quem espalha o purê cozido em grandes esteiras,

O resfriamento supera”

Obviamente, não somos especialistas em sumério para achar a tradução perfeita. Contudo, a cerveja tinha como base um pão parecido com um fermento natural (sourdough ou levain) misturado com água com cevada.

Representação artística a partir de gravuras mesopotâmicas de consumo de cerveja; boa parte delas tinham conteúdo erótico também

Miguel Civil chegou a confeccionar a cerveja seguindo as instruções confusas do Hino de Ninkasi. Durante uma conferência, ele chegou a reunir brewers para experimentar a bebida.

“A cerveja tinha um teor alcoólico de 3,5%, muito semelhante às cervejas modernas, e tinha um “sabor seco sem amargor”, “semelhante à cidra de maçã”. A cerveja suméria, contudo, não durava muito tempo e rapidamente estragava. Contudo, todos ligados à reconstrução do processo parecem ter gostado da experiência”, relatou.

Parte integral da sociedade

Esta é apenas uma das diversas receitas de cerveja que existiam na Mesopotâmia daquela época. Existem pelo menos nove tipos de cerveja documentados ao longo de tábuas sumérias.

Existiam leis para compra de cerveja detalhadas no Código de Hamurábi, relatando a própria existência de tavernas similares aos bares de hoje em dia.

É daí que vem, inclusive, a chamada “piada mais antiga da história”: “Um cachorro entrou em uma taberna e disse: ‘Não consigo ver nada’. Eu vou abrir esta aqui”. (Nem sempre é possível consumir humor sumério).

Portanto, na próxima vez que for marcar uma ida ao boteco para tomar aquela gelada, lembre-se: foi esta bebida que regou o início da civilização que conhecemos. A cerveja é, de fato, milenar.

Fonte: Hypeness

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS