Prefeitura de Juazeiro promove palestras educativas sobre modelos de segurança preventiva e convivência cidadã para estudantes da rede municipal de ensino


Destacando a importância da segurança pública e responsabilidade cidadã junto aos estudantes, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), com integração do Núcleo de Segurança Escolar, tem promovido palestras educativas sobre cidadania, segurança nas escolas, combate à violência e ao bullying, mediação de conflitos, entre outros temas.

A iniciativa busca oferecer segurança preventiva, a fim de garantir condições favoráveis para a manutenção da cultura de paz, além de atuar como ação socioeducativa, promovendo atividades lúdicas, palestras, brincadeiras e a construção de medidas de enfrentamento à violência, vandalismo e uso de álcool e drogas, a fim de criar espaços de debates como forma de prevenção, e da busca de soluções conjuntas diante de situações que comprometam a segurança do ambiente escolar.

Os encontros tiveram início no mês de julho, com programação que já contemplou as escolas municipais Profª. Edualdina Damásio, 25 de julho, Celso Cavalcante, e EMEI Bolivar Santana. As apresentações atendem a um calendário, elaborado para que todas as unidades escolares e EMEI’s recebam, pelo menos uma vez durante o período escolar, as iniciativas do Núcleo de Segurança Escolar, por meio da ronda disciplinar.

O coordenador do Núcleo de Segurança Escolar, Ailton dos Santos, comentou sobre o trabalho desenvolvido. “A iniciativa surgiu a partir de demandas trazidas pelos gestores das escolas municipais que, apontaram algumas situações de indisciplina e violência provocadas pelos alunos. Dessa forma, foram pensadas estratégias para a realização de um trabalho preventivo, no sentido de estabelecer o controle da violência e refletir sobre a importância da boa convivência. O ciclo de palestras educativas aborda temáticas que enfatizam os valores éticos e morais que estimulem o exercício da cidadania, trazendo resultados positivos nas unidades de ensino visitadas”, disse Ailton.

“O trabalho educativo e preventivo realizado pelo Núcleo de Segurança Escolar, trouxe visíveis melhorias na convivência entre nossos alunos. Toda equipe gestora, de professores e servidores, puderam identificar que a ação reforçou a segurança e disciplina na escola, tornando menos recorrente comportamentos considerados inadequados para garantia de um convívio de respeito. Somos muito gratos pelo trabalho desenvolvido e já estamos na expectativa dos próximos encontros”, comentou Josenilda Dias, vice-gestora da Escola Municipal Celso Cavalcante.

Ascom/Seduc/PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem