OS TEMPOS SOMBRIOS ESTÃO DE VOLTA: MST invade duas fazendas e cria assentamentos em áreas pertencentes à Ferbasa na Bahia

Militantes do MST fizeram assentamento em terreno da Ferbasa na Bahia. Na imagem, que é de acervo, integrantes da entidade fazem passeata. Foto: Werther Santana/Estadão

Da redação

Cerca de 250 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram duas fazendas na região da Chapada Diamantina, na Bahia, no último fim de semana. Os terrenos ficam entre os municípios de Maracás, Planaltino e Irajuba. Segundo a organização, a área pertence à empresa Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa) e estava “improdutiva”, após ter sido “abandonada há anos”.

A invasão é a 17ª realizada pelo MST na Bahia em 2022. Segundo o movimento, as famílias que estão nesses terrenos “viviam nas periferias e passavam dificuldades”, e agora se organizam para iniciar a produção de alimentos na área ocupada. A entidade prevê manter “atividades agroecológicas”, com a produção principalmente de arroz, entre outros cultivos.

Segundo o movimento, os terrenos da Ferbasa eram destinados à monocultura de eucalipto. O MST alega que a empresa foi à falência e que a área estava abandonada. A Ferbasa é do ramo de mineração e possui papéis ativos na bolsa de valores.

O Estadão tentou contato com a Ferbasa, que ainda não se manifestou. A empresa não informou se está em processo de falência.

Com informações do Estadão

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem