FAKE NEWS: Notícias falsas que circulam pela internet afirmando que Bolsonaro decretou Estado de sítio no Brasil é antigo.


Da redação
Por: Taciano Medrado

Começou a circular pela internet e nos grupos de Whats app, na noite dessa segunda-feira (22. de novembro de 2022), novamente, um vídeo publicado pela primeira vez e desmentida pelo Poder 360, em 03 de setembro de 2021 onde aparece apoiadores do presidente Jair Bolsonaro comemorando uma suposta decretação do estado de sítio pelo presidente Bolsonaro. Reveja a matéria

O vídeo é requentado com a notícia falsa foi alimentada por um apoiador do presidente anunciando o suposto decreto do estado de sítio. “Presidente decreta estado de sítio do Brasil. Alguém tem mais informação a respeito?  […] Heróis em Brasília exultantes afirmam que foi decretado estado de sítio pelo PR. Será? ”, afirma o narrador.

O que é o estado de sítio

O artigo 137 da Constituição diz que o estado de sítio pode ser decretado quando há “comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa” e “declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira”. Já o estado de defesa, que o precede, pode ser instaurado, por exemplo, quando o país é atingido por “calamidades de grandes proporções da natureza”. Para ambos os casos, o presidente precisa de autorização do Congresso Nacional.

Portanto: É FALSA a notícia que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de sítio no Brasil!

 

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem