Crianças da rede municipal de Juazeiro aprendem de forma lúdica a combater o mosquito Aedes aegypti


Através de atividades lúdicas e interativas, as crianças da EMEI Maria Júlia Rodrigues Tanuri, no bairro Dom Tomaz, receberam a equipe do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) da Secretaria de Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (16), para uma manhã diferente. Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, elas aprenderam lições valiosas de como evitar a proliferação do inseto.

A instituição recebe crianças a partir de um ano de idade, que ficaram atentas ao que era apresentado pelos profissionais do NEPS, através de personagens como da turma do Chaves. “Sempre temos esses momentos de contação de histórias e essa equipe que vem é show. As crianças se divertem e aprendem brincando. E por ser um assunto tão sério, mas contado dessa forma bem divertida, eles aprendem tudo. Quando voltamos para a sala de aula, que levamos a discussão, eles captaram tudo da melhor maneira possível, porque foi dito a eles na linguagem deles”, contou Francinalva Silvestre, professora do EMEI.

Para o gestor da escola municipal de educação infantil, Rafael Santana, a realização dessas atividades também tem sensibilizado os pais dos alunos. “Já temos uma longa parceria com o NEPS, justamente para desenvolver ações voltadas não só para educação, mas também para a saúde. E as crianças aprendem de fato, interagem, participam e, por conseguinte, quando elas chegam em casa, elas falam para os pais da atividade vivida e os pais também nos dão um retorno falando que são muito interessantes as ações desenvolvidas, justamente para poder conscientizar as crianças desde cedo”, explicou ele

Mais ações

Nesta quinta-feira (17) as ações educativas continuam na EMEI Maria Júlia Rodrigues Tanuri, no bairro Dom Tomaz. A equipe do NEPS volta a partir das 14h30 para mais uma palestra interativa com as crianças, reforçando a importância de combater o aparecimento do mosquito. Já na sexta-feira (18), ‘Dia D’ da ação, haverá uma palestra para as crianças da EMEI Dilma Calmon Oliveira, no bairro Alto do Quidé, às 08h30 e um mutirão de visitas domiciliares e bloqueio focal.

“Diante da previsão de chuvas, antecipamos o ‘Dia D’ que seria no sábado (19), e iremos realizar mutirões nos bairros Vila Nova Fé e Antonio Guilhermino, escolhidos mediante o índice de infestação predial no segundo ciclo (junho a outubro) com alto e médio riscos de infestação respectivamente. Salientamos que o trabalho do agente de endemias é de suma importância, mas da população também. Por isso, cuidem da área interna e externa do seu imovel e qualquer dúvida, entre em contato pelo serviço 'Dengue Zap' (74 98827-9832). Nele é possível indicar a existência de locais que possam servir de criadouros para o mosquito”, enfatizou o supervisor do Núcleo de Endemias da Sesau, Diego Alves.

Ascom/Sesau/PMJ

Fotos: Pedro Angelo/ Ascom PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem