TUDO DOMINADO: Eleito, em 2023 Lula indicará mais dois 2 ministros ao STF e o PT terá 7 ministros na suprema corte

Foto divulgação

Da Redação

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá direito a indicar 2 ministros para compor o STF (Supremo Tribunal Federal). As vagas serão abertas com as aposentadorias da presidente da Corte, Rosa Weber, e de Ricardo Lewandowski.

Ambos se aposentarão em 2023. Lewandowski em 11 de maio e Weber, em 2 de outubro. Nas datas, eles completam 75 anos, idade da aposentadoria obrigatória dos ministros do Supremo.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula se enfrentaram no 2º turno da disputa pelo Palácio do Planalto no domingo (30.out.2022).

Na atual composição do STF, 3 ministros foram indicados por Lula: Dias Toffoli (2009), Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski (2006). Já Bolsonaro indicou Nunes Marques (2020) e André Mendonça (2021).

Depois de Lewandowski e Weber, o próximo ministro a se aposentar é Luiz Fux, em 2028. Ele foi indicado à Corte pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2011.

Marques e Mendonça são os ministros mais novos da atual composição do STF. Por tabela, também são os que ficarão mais tempo dos 11 que integram a Corte hoje. Ambos se aposentarão em 2047.

Fonte: poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem