Secretaria de Educação de Juazeiro desenvolve plano de ação psicossocial pioneiro para escolas com foco no acolhimento emocional

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou um plano de ação psicossocial para aplicação nas escolas municipais, com o tema “Regulação Emocional”. A iniciativa é pioneira no município, foi idealizada pelo setor de psicologia do Espaço Humanizar, vinculado à Seduc, e visa abordar temáticas voltadas para o acolhimento psicológico dos alunos, trazendo a discussão sobre temáticas como ansiedade, automutilação, ideação suicida e etc.
 
A proposta surgiu a partir das demandas apresentadas pelas escolas para o setor especializado, e nesse primeiro momento, as palestras, que não possuem caráter pontual, estão sendo realizadas com alunos dos Anos Finais. A programação iniciou na Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro João Paulo II, onde já foram realizados três encontros com alunos matriculados no 9º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o último, nesta quarta-feira (19).
 
A programação contou com conversas com os jovens e professores sobre como regular as emoções, destacando a naturalidade dos sentimentos (raiva, nojo, medo, etc) e informando sobre os mecanismos existentes para controle dessas emoções, como a técnica da respiração, por exemplo. “É do ser humano, nós nos emocionamos o tempo todo e existem mecanismos que podem nos ajudar a controlar essas emoções. Por exemplo, a forma que eu sinto a tristeza não é a mesma que outra pessoa, e o fato de eu sentir tristeza não é o fim do mundo, eu estou aprendendo a partir dos recursos que tenho a regular essas emoções”, explicou umas das psicólogas do Espaço Humanizar, Taciana Albuquerque.
 
Avaliação positiva
 
Jamile Andrade da Silva é aluna da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela e avaliou positivamente a palestra. “Eu aprendi a lidar com a ansiedade. Elas me perguntaram sobre como eu estava me sentindo hoje e falei sobre estresse, que só ri com a palestra delas. Aprendi também sobre a importância da respiração para acalmar a ansiedade”, explicou a aluna.
 
Já Brenda Vitória Rodrigues Coelho, que também é aluna da instituição, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito importante porque nos ajuda a lidar com os problemas da vida, como a ansiedade. Aprendi que nem tudo que a gente pensa, realmente é o que é. Você tem que ter muita paciência para lidar com isso, respirar fundo e seguir em frente”, finalizou a estudante.
 
A ideia é que as palestras percorram as diversas instituições de ensino municipais da sede e interior, a partir de um cronograma organizado, pautado pela necessidade de cada escola.

Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro - Ascom PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS