Prefeitura de Juazeiro fortalece ações de educação para o trânsito

Ao longo do ano, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), realiza diversas ações que buscam garantir um trânsito mais seguro, e as atividades começam pelo público infantil, através das escolas municipais, com orientações que estimulam no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio da observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, levando o conhecimento adquirido para dentro de casa. Do início do ano até agora, cerca de 40 unidades de ensino já foram visitadas pelo setor de Educação para o Trânsito.

Para o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, as atividades realizadas contribuem para melhorar a segurança viária nas ruas da cidade, pois as crianças são propagadoras de boas ideias e levam as informações para os adultos. “Nossas ações são desenvolvidas para todos os públicos, mas a gente tem um setor dedicado ao público infantil, que vai nas escolas e eventos organizados pela gestão municipal e apresenta situações do trânsito de forma lúdica, com ajuda de um palhaço e toda a equipe de trânsito da CSTT. As crianças entendem na prática a importância de atravessar a rua na faixa de pedestre; uso correto do cinto de segurança; não dirigir falando ao celular; a necessidade de reconhecer e respeitar as vagas para idosos e deficientes, entre outras regras de trânsito que objetivam garantir a segurança de todos”, enfatiza o gestor.

Campanhas educativas como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, por exemplo, reforçam as ações que a prefeitura realiza em prol de um trânsito mais seguro, atingindo um maior número de pessoas. “Nossas ações são focadas nas formas de orientar e conscientizar. Levamos atividades lúdicas e palestras para as salas de aula que tratam sobre normas gerais de segurança e organização no trânsito, conceitos de cidadania e convivência em sociedade. Quando orientamos as crianças, atingimos também a família, e assim formamos uma nova geração mais consciente da importância de suas atitudes no trânsito”, reforça o supervisor de Educação para o Trânsito, João Carlos de Sousa.

Ações permanentes

Dentro dessa temática, as mudanças comportamentais para redução de acidentes e preservação da vida estão inseridas no eixo Educação para o Trânsito, como tema transversal na escola, que é uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E é por isso que a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) já está planejando para o ano que vem, colocar em prática esse projeto de ensino-aprendizagem nas escolas, ou seja, a rede municipal deverá contar com ações permanentes, com materiais didáticos e projetos específicos.

Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem