OUTUBRO ROSA: Prefeitura de Juazeiro orienta mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama


Neste mês a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), tem intensificado suas ações de orientação e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, dentro da campanha Outubro Rosa. Durante todo o ano as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica Municipal repassam informações quanto a importância de um diagnóstico precoce dessas doenças com a realização periódica de exames adequados, e neste mês, essas informações são reforçadas para este que é um dos cânceres que mais acomete mulheres no mundo.

Para a ginecologista Milena Andrade, que atende na Policlínica Municipal, as mulheres devem ficar atentas a idade necessária para realizar os exames de rotina. "A população feminina com mais de 40 anos pode realizar a mamografia que é de extrema importância, porque lesões bem precoces são diagnosticadas através deste exame. Inclusive, incentivamos que as mulheres realizem o autoexame de toque nas mamas e ao menor sinal de nódulo ou caroço, buscar atendimento médico, principalmente, se houver histórico de casos na família também", explicou.

A médica também chama atenção para atitudes simples, do dia a dia, que podem ser adotadas para estimular os fatores preventivos dessas doenças. "Dentro da realidade de cada uma, buscar ter uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física regularmente, cuidar da qualidade do sono, evitar o estresse, fazer exames preventivos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e principalmente, cuidar da saúde mental", reforçou a médica Milena Andrade.

De acordo com Fernando Costa, secretário de Saúde de Juazeiro, a "gestão tem mobilizado seus colaboradores junto ao público feminino para informá-las da importância do diagnóstico precoce e dos exames de rotina. E durante a campanha do outubro Rosa, reforçamos as orientações quanto ao autocuidado com a saúde. Temos dezenas de ações espalhadas pelo município este mês e para aquelas que ainda não procuraram atendimento, vão até a UBS da sua comunidade e agendem sua consulta o quanto antes", salientou.

Mamografia

Mulheres a partir dos 35 anos podem realizar a marcação na Secretaria de Saúde de Juazeiro, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. E devem apresentar os seguintes documentos: guia do médico, relatório do Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) e o Cartão SUS.

 Ascom/Sesau/PMJ

Fotos: João Pedro Soares - PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem