JUAZEIRO-BAHIA: Mais de 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde mental nos CAPS em Juazeiro


Mais de 4.300 usuários recebem atendimentos de saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Juazeiro. Os três serviços da Rede de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde (Sesau), oferecem atendimento especializado em saúde mental que atende pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente.

Cada CAPS acolhe um perfil diferente de usuário e todos são porta aberta, ou seja, não precisam de encaminhamento para fazer o atendimento do usuário.

- O ‘CAPS II João Martins de Souza’ funciona na Rua Jequitibá, nº10, no bairro Cajueiro, atende adultos em sofrimento psíquico grave e persistente. A unidade atualmente possui 1.360 usuários ativos e realiza, em média, 70 atendimentos diários. Entre os atendimentos estão atividades coletivas, atendimentos individuais com médicos, psicólogos, serviço social, terapeuta ocupacional, educadora física e de enfermagem. Por mês, são feitos mais de 540 atendimentos.

- O ‘CAPS AD III Cuidando de Vidas’ funciona na Avenida Elizeu Martins do Nascimento, S/N, no bairro Novo Encontro. O local atende adultos que fazem uso de substâncias psicoativas. Na unidade, 1.763 usuários estão ativos utilizando os serviços ofertados.

O CAPS Infantojuvenil funciona na Rua Almirante Tamandaré, nº 177, no bairro Country Club, atende crianças e adolescentes em sofrimento grave e persistente e/ou que fazem uso de risco de substâncias psicoativas. Por semana, cerca de 100 atendimentos são realizados pela equipe multiprofissional. 1.185 crianças e adolescentes são acolhidos pelo serviço de saúde mental.

"A rede de saúde mental do município está buscando se reorganizar para melhorar o serviço, desde a infraestrutura até a organização no processo de cuidado desses usuários. Com essa reestruturação, os usuários passam a ter um acolhimento mais humanizado e individualizado, o que favorece na sua autonomia e melhora na qualidade de vida", destacou a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida.

Os CAPS funcionam com equipes multiprofissionais completas, seguindo as portarias do Ministério da Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Ascom Sesau PMJ

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem