As mulheres estão transformando o mundo contábil com eficiência e liderança


Antes uma atividade predominantemente masculina, a Contabilidade é uma das profissões nas quais a igualdade de gênero está cada vez mais presente. Em todo o país, as profissionais do gênero feminino somam 221.263 registros no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 42% de um total de 517.064 profissionais contábeis brasileiros. São números que demonstram que cada vez mais as mulheres estão presentes na Contabilidade. Até a década de 1970, 98% dos empregos e liderança nas empresas do setor eram homens.

Elas também estão mais presentes nos postos de liderança das organizações. Débora Mendes, de 44 anos, está no mundo dos números há 9 anos. Começando em funções mais simples, hoje é gerente operacional do Grupo Domínio Contábil em Petrolina, n o Sertão de Pernambuco. “Comecei como analista fiscal, com o tempo passei a coordenadora do setor fiscal e depois a gerente. É fascinante, amo o que faço, temos horas de apreensão, mas é maravilhoso, uma profissão que não existe rotina, todos os dias há algo novo,” relata.

O Grupo Domínio Contábil tem uma equipe qualificada tanto em Juazeiro como em Petrolina. 58% dos profissionais do grupo são mulheres.

Formação

São números que demonstram que cada vez mais as mulheres estão presentes na Contabilidade. E elas também já são maioria nos cursos de Ciências Contábeis do país. Segundo o último Censo da Educação Superior, do Inep, em 2019 o curso de Ciências Contábeis teve 155.821 matrículas de estudantes do gênero masculino e 206.221 do gênero feminino, que representaram 56% dos ingressantes no curso.

Atualmente, apenas 11,5% das vagas em Conselhos de Administração e Financeiros das companhias abertas são ocupadas por mulheres, segundo o levantamento Board Index Brasil 2020, da firma de consultoria Spencer Stuart. Apesar de ser um percentual baixo, o número é maior que em 2019 (10,5%), em 2018 (9,4%) e nos anos anteriores.

História

Jenny Maria Venturini foi a primeira mulher a ser registrada no país no conselho de classe, em 1947, no Rio Grande do Sul.

A primeira mulher registrada no conselho com a designação “contador” foi Maria Aparecida Nunes Leonel, em 1963, em São Paulo. 

Grupo Domínio Contábil

Em Juazeiro o Grupo Domínio está na Avenida Adolfo Viana, Centro. Telefones: 74 - 3611-5351/363-7420.  Em Petrolina, a empresa funciona na Rua Dos Operários, Atrás da Banca. Telefone: 87 - 3862-6710.

Assessoria de Comunicação Grupo Domínio Contábil

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem