ELEIÇÕES 2022: Institutos de pesquisas, na iminência de uma vitória de Bolsonaro, tentam equalizar os resultados e apontam empate técnico. Veja o que diz o Paraná pesquisa e o PoderData . Confira!

Fotomontagem

Da Redação 
Por: Taciano Medrado

Depois de passarem meses divulgando resultados de pesquisas apontando a vitória do candidato do PT, os institutos de pesquisas tentam agora equalizar os levantamentos, afinal as manifestações de ruas apontam para a vitória do presidente Bolsonaro. 

Nessa 3ª feira (13), o Instituto Paraná Pesquisas, divulgou mais um levantamento onde mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL)  com  39,6% e 36,5%, respectivamente, tecnicamente empatados no 1º turno dentro da margem de erro (2,2 p.p.)  

Na última pesquisa do instituto, divulgada há uma semana, o petista e o chefe do Executivo já estavam empatados. O placar era de 40,2% a 36,4% para o ex-presidente.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores de 8 a 12 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-05388/2022. A pesquisa custou R$ 50.000,00 e foi paga com recursos próprios. Eis a íntegra do levantamento (648 KB).

Na sequência de Lula e Bolsonaro estão:

Ciro Gomes (PDT) – 7,4% (no último levantamento, tinha 7,3% das intenções de voto);

Simone Tebet (MDB) – 4,7% (tinha 4,1%);

Felipe D’Ávila (Novo) – 0,5% (tinha 0,3%);

Soraya Thronicke (União Brasil) – 0,4% (tinha 0,6%);

Pablo Marçal (Pros) – 0,4% (tinha 0,5%);

Vera Lúcia (PSTU) – 0,1% (tinha 0,3%);

Sofia Manzano (PCB) – 0,1% (tinha 0,1%);

Leonardo Péricles (UP) – 0,1% (tinha 0,1%);

Eymael (DC) – 0%.

Brancos e nulos são 6%. Os que não sabem ou não responderam correspondem a 4%.

OBS: Apesar de ter pontuado na pesquisa, a candidatura de Pablo Marçal foi indeferida pelo TSE. Ele perdeu uma batalha interna para oficializar o abrigo partidário à sua campanha. Com a decisão da Corte, declarou apoio a Bolsonaro.

PODERDATA

Pesquisa PoderData realizada de 4 a 6 de setembro de 2022 mostrou que Lula tem uma vantagem de 6 pontos percentuais sobre Bolsonaro no 1º turno. O petista tem 43%; o presidente marca 37%.

Ciro tem 8%. Empata tecnicamente com Tebet (5%) na margem de erro de 2 pontos percentuais. Os demais candidatos não tiveram menções suficientes para pontuar.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 4 a 6 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-03760/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. 

Com informações do poder Data

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem