EDUCAÇÃO: Documento norteador das escolas, Projeto Político Pedagógico das unidades municipais passará por reelaboração para garantir recomposição das aprendizagens

 
 

A pandemia de Covid-19 trouxe diversas implicações para a educação em todo o mundo. Desenvolver estratégias que garantam a recomposição das aprendizagens e avanços educacionais fazem parte dos objetivos da Prefeitura de Juazeiro, para a rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) deu o pontapé para a reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas municipais, que tem entre os objetivos, a atualização dos documentos, a partir da realidade de cada instituição, para recuperar defasagens decorrentes do período pandêmico.

Com a participação de gestores escolares, vices e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, foi realizado um evento para apresentação da proposta de revisão do documento, que contou também com a participação do assessor especial de governo e representante da prefeita Suzana Ramos, Rivadávio Espínola Ramos; do secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado; da coordenadora da equipe técnica do comitê local de gestão colaborativa de formação para reelaboração dos PPPs, Alexandrina Araújo; do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Lino Marcos da Silva; e de equipes técnicas/pedagógicas da Seduc.

Na ocasião, o professor Josemar Amorim, que é especialista em Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais, e também secretário de Educação adjunto na cidade de Casa Nova (BA), conduziu um seminário que ressaltou a importância dos PPPS e de sua reelaboração com a participação efetiva da comunidade. Ainda no evento, os participantes também receberam orientações sobre a formação dos comitês escolares que irão conduzir os trabalhos nas escolas, bem como informações sobre como realizar a reconstrução dos PPPs.

O secretário Wank Medrado destacou a importância do PPP para uma gestão democrática nas escolas. “É a partir das vivências e realidades que cada unidade escolar vivencia, que se constrói esse Projeto Político Pedagógico. Nós já podemos nos orgulhar de termos construído o nosso currículo escolar e, com toda certeza, esse PPP, a partir de sua reelaboração nos traz, definitivamente, o caminho de uma gestão democrática e participativa, que é o que a gente sempre desejou à frente da educação”, frisou o secretário.

A reelaboração

A proposta de reelaboração dos PPPs foi encabeçada pela União dos Dirigentes Municipais da Educação da Bahia (Undime-BA) e além da entidade, o Itaú Social, a Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA) e União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) também integram a coordenação do programa formativo que orienta as escolas sobre a reelaboração dos documentos norteadores das unidades de ensino baianas.

A coordenadora Alexandrina Araújo destacou a importância das instituições citadas e a preocupação do município em atenuar as defasagens da pandemia na educação. “Essas instituições coordenam formações para o comitê gestor que será um multiplicador para os comitês escolares. Durante os dois anos de afastamento escolar, devido à pandemia, nossos alunos tiveram as aprendizagens comprometidas, e a gente sabe que não é um problema somente do nosso município, mas um problema mundial. Então, o município de Juazeiro tem uma preocupação muito grande em recompor as aprendizagens”, explicou a coordenadora.

As escolas já formaram comitês para reconstrução dos PPPs e o prazo estipulado para apresentação dos documentos, que deverão refletir as opções e escolhas da comunidade escolar e externa, é no dia 14 de dezembro, por meio de audiências públicas.

Participante do evento, Adriana Menezes avaliou positivamente a iniciativa. “Dar uma ênfase, uma importância tão grande a um documento que é tão importante para uma escola, é o primeiro ano que estou vendo acontecer. Transformar em municipal, em município, em único, isso é perfeito, estou amando”, finalizou a educadora.

Ascom/Seduc/PMJ

Fotos - Pedro Angelo - Ascom PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem