VARÍOLA DOS MACACOS (MONKEYPOX) : Secretaria de saúde de Juazeiro confirma primeiro caso no município

Foto: tallypress

Da Redação
Por: Taciano Medrado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que foi confirmado o primeiro caso positivo de Monkeypox. O resultado do exame saiu nesta quinta-feira (11). O caso foi notificado no último dia 4 de agosto.

O paciente, do sexo masculino, de 32 anos, está com sintomas leves e continua em isolamento domiciliar. Ele tinha histórico de viagem para os estados de Minas Gerais e Maranhão. Os contatos do paciente receberam orientação da Vigilância Epidemiológica quanto às medidas de proteção.

A Sesau ainda aguarda o resultado do exame do outro paciente notificado como suspeito para o vírus Monkeypox.

- Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox. Apesar de  endêmica em países da África Central e Ocidental, desde maio de 2022 há registros de surtos em regiões não endêmicas [1,2,3,4]. Como o cenário epidemiológico atual não tem relação com macacos, já que a transmissão do vírus monkeypox ocorre de humanos para humanos, o Ministério da Saúde optou por não denominar a doença no Brasil como “varíola dos macacos”, mas sim como “Monkeypox”, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde .

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem