TSE atende Defesa e receberá militares para inspecionar código-fonte das urnas nesta quarta

Foto: Agência Brasil / José Cruz 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu a um pedido do Ministério da Defesa e marcou para esta quarta-feira (3) o início da inspeção, pelas Forças Armadas, dos códigos-fonte do sistema eleitoral brasileiro. A Corte cumpre, assim, à solicitação feita pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira Oliveira, ao seu presidente, o ministro Edson Fachin. As informações são de  Fabio Murakawa, Valor Economico

A expectativa da Defesa é que os trabalhos durem até o próximo dia 12, outro pedido feito pelo titular da pasta ao TSE, em um documento classificado como “urgentíssimo”. Esse pedido será atendido pela Corte, que abriu a possibilidade de estender essa janela até o limite máximo de 2 de setembro, quando ocorre a lacração das urnas.

O tom do ofício, no entanto, causou estranhamento no TSE. Isso porque a Corte realizou uma solenidade de abertura dos códigos-fonte em 4 de outubro do ano passado, com todas as entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral. A medida é uma prática obrigatória da Justiça Eleitoral antes dos pleitos.

Dois dias depois, em 6 de outubro, Fachin enviou ofício ao então ministro da Defesa, Walter Braga Netto, convidando a pasta para fazer a fiscalização. Solicitou apenas que, “para fins organizacionais”, o ministério solicitasse o agendamento com dez dias de antecedência. A Defesa, no entanto, não se manifestou até ontem a esse respeito.

Segundo o TSE, os códigos-fonte já foram inspecionados pela Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Senado. Código-fonte é uma espécie de conjunto de informações que dá as instruções para um programa de computador funcionar como o esperado.

O PTB está realizando uma inspeção de hoje até a próxima sexta-feira. A Polícia Federal tem inspeção prevista para entre os dias 22 a 26 deste mês.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem