RESQUÍCIO DE IMPARCIALIDADE: Estadão se rende a realidade e admite corrupção petista - "Lula e a sombra da Corrupção "

Foto montagem

Da Redação
Por: Taciano Medrado

Enfim parece que alguns veículos da mídia começam a sair da “Caverna de Platão” e enxergar um outro mundo que existe lá fora, dentre estes veículos está o jornal Estadão que resolveu se posicionar de forma imparcial em relação a sabatina do candidato do lulapetismo quando o apresentador Willian Bonner usou a seguinte frase abaixo:

O supremo tribunal federal deu razão, considerou o então juiz Sérgio Moro parcial, anulou a condenação do caso do tríplex e anulou também outras ações por ter considerado a vara de Curitiba, incompetente. Portanto, o senhor não deve nada à justiça”, disse ele.

Em um momento de lucides e imparcialidade ou de dor na consciência o Estadão publicou o seguinte editorial na tentativa de refrescar a memória de Lula, da Rede Globo e  dos Lulapetistas.

Veja a transcrição do  texto ipsis Litteris reproduzido do site do Estadão (notas & informações)

LULA E A SOMBRA DA CORRUPÇÃO

“Em entrevista ao jornal nacional, da TV globo, o candidato do PT à presidência da república, lula da Silva, finalmente reconheceu a existência de corrupção nas administrações petistas. “Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram (os crimes)”, disse lula, ao ser questionado sobre desvios de recursos públicos durante as gestões do PT. A admissão dos erros, no entanto, parou por aí, como se a corrupção nos governos petistas tivesse existido contra a vontade do partido. Tentando inverter os fatos, lula deu a entender que os muitos escândalos de corrupção, mais do que revelarem condescendência com o ilícito, indicariam o funcionamento republicano das instituições nas gestões do PT. “a corrupção só aparece quando você permite que ela seja investigada”, disse.

A habilidade retórica de lula – quando lhe convém, usa a máscara do comedimento e do equilíbrio – é incapaz, no entanto, de tapar o sol com peneira. não basta admitir a existência de corrupção nos governos do PT.

O ponto é outro. por que houve tanta corrupção nos governos de lula e de Dilma Rousseff? o que fez o PT para criar um ambiente tão propício à corrupção? a corrupção nos governos petistas não é um efeito colateral ocasional, tampouco reflexo de um sistema corrompido contra o qual é impossível lutar. Houve tantos escândalos de corrupção nas administrações do PT porque a concepção de estado e de governo do partido propicia enormemente o surgimento desses desvios.

A corrupção nos governos de Lula e de Dilma não é fruto do acaso. é fruto de uma concepção de estado balofo – e, quanto maior o estado, maiores são as oportunidades de corrupção. É fruto, igualmente, da concepção de política lulopetista infensa ao diálogo, mas aberta a negociar acesso a recursos e cargos públicos em troca de apoio a seus projetos. Por fim, é fruto da tomada do estado pelos companheiros.

Não basta Lula prometer que não decretará sigilo de 100 anos sobre atos suspeitos do governo – como Jair Bolsonaro tem escandalosamente feito –, se o PT continua defendendo e praticando o aparelhamento político-partidário do estado.

Não basta lula dizer que todo indício de corrupção será investigado em um eventual futuro governo, se o PT continua defendendo um estado perdulário e empresário. Se o partido de lula não mudar suas práticas e sua concepção de governo, continuará impondo ao país um ambiente fértil a todo tipo de corrupção, a desvios de recursos públicos e ao uso do poder estatal para fins privados.

Lula tem razão quando afirma que a lava jato ultrapassou, em diversas ocasiões, os limites da lei. Reconhecidas pela justiça, as muitas nulidades processuais mostram como é inútil combater a corrupção com práticas ilegais. Mas é igualmente inútil prometer o combate à corrupção sem reconhecer suas causas.

Com seu patrimonialismo e aparelhamento, o estado petista é uma eficiente máquina de produzir escândalos de corrupção. e isso lula ainda não admitiu, menos ainda retificou, por mais que ande agora de braço dado com Geraldo Alckmin.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem