NOVA GESTÃO: Rosa Weber é eleita presidente e Luiz Roberto Barroso, vice-presidente do Supremo

Rosa Weber - presidente do STF
Luís Roberto Barroso - Vice presidente do Stf

O Supremo Tribunal Federal elegeu nesta quarta-feira (10/8) a terceira mulher que assumirá cadeira mais importante da Corte. No dia 12 de setembro, Rosa Weber tomará posse da presidência do STF, e Luis Roberto Barroso da vice-presidência. A eleição foi feita entre os próprios ministros do tribunal. Como completará 75 anos em outubro de 2023, ela terá pouco mais de um ano no cargo até se aposentar compulsoriamente.

Rosa foi eleita com 10 votos favoráveis e 1 contrário — é comum que o ministro que assumirá a presidência vote em seu vice, que será Luís Roberto Barroso.

As eleições no Supremo são protocolares. Na prática, o STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu o STF.

Após a eleição, a futura presidente destacou que, embora todos os atos de eleição em tribunais para cargos de administração sejam de rotina, isso não ofusca a simbologia do momento.

"Na verdade, exercer a chefia do Poder Judiciário, de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, para uma juíza de carreira como eu, que está na magistratura há quatro anos, é uma honra inexcedível."

A futura presidente destacou o papel do vice na jornada que está por vir: "Em especial, nesses tempos tumultuados que estamos vivendo, o exercício deste cargo é um imenso desafio, como Vossa Excelência pode atestar, ministro Fux. Vou procurar desempenhá-lo com toda a serenidade e com a certeza do apoio de Vossas Excelências, que para mim será fundamental, e sempre na defesa da integridade, e na soberania da Constituição e do regime democrático", finalizou.

A atual gestão tem como presidente Luiz Fux e a própria Rosa com sua vice.

A presidente

Gaúcha de Porto Alegre, Rosa Weber é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi inspetora do Ministério Público do Trabalho e integrou a magistratura como juíza do Trabalho (1976-1991), depois passando a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (1991-2006) e ministra do Tribunal Superior do Trabalho (2006-2011).

Chegou ao Supremo por indicação de Dilma Rousseff e tomou posse em dezembro de 2011. Recentemente, encerrou biênio como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. É especialista em processo do Trabalho.

O vice presidente

Carioca de Vassouras, é Doutor em Direito Público e professor titular de Direito Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Luís Roberto Barroso também fez mestrado na Yale Law School e pós-doutorado na Harvard Law School, duas das maiores universidades dos Estados Unidos.

Em sua trajetória profissional, Barroso acumula passagem como procurador do estado do Rio de Janeiro. Como advogado, também colecionou experiências importantes, como ter participado de julgamentos paradigmáticos na Suprema Corte.

Ministro do STF desde junho de 2013, Barroso passou a integrar o TSE como ministro substituto em setembro de 2014. Seu primeiro biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral começou em 27 de fevereiro de 2018. Naquele mesmo ano, em agosto, foi eleito vice-presidente do TSE.

Com informações da Revista Consultor Jurídico

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem