LULAPETISMO E A MENTIRA: Instituto de pesquisa desmente coordenação de campanha de Lula sobre público em São Paulo: "Variou de 4.500 a 9.580" e não 70 mil .

Imagem aérea do ato de Lula utilizada pelos pesquisadores para a estimativa

A contagem de público do comício de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo, no sábado (20.ago.2022), variou de 4.190 a 9.580 pessoas. O partido esperava 100.000 apoiadores no evento. Disse que 70.000 compareceram.

O Poder360 analisou diferentes imagens aéreas do comício, em momento de grande concentração de público.

Nas primeiras imagens analisadas, ainda durante o evento, é possível estimar cerca de 4.200 apoiadores de Lula. Para essa estimativa, o Poder360 usou frames da transmissão de diferentes ângulos e que registravam segmentos do público participante.

Por meio de fotos oficiais que abrangem uma área maior do ato, as quais o Poder360 teve acesso neste domingo (21.ago.), a contagem alcançou uma nova estimativa, de quase 6.900 pessoas –leia mais abaixo.

Já a análise de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) das imagens do ato do PT considerou o pico de público às 13h20, quando 9.580 pessoas estariam no evento. O diagnóstico foi feito pelo grupo de pesquisa Monitor do Debate Político no Meio Digital, da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades).

A avaliação da estimativa de público é dos pesquisadores Pablo Ortellado e Márcio Moretto. Eles informaram que “a precisão do algoritmo é de 84,5% e a acurácia de 80,1%”. Eis a íntegra (3 MB) da nota técnica elaborada pelo grupo.

O Poder360 informou aos pesquisadores da USP sobre a meticulosa contagem manual que fez a partir da foto com alta resolução dos presentes ao ato. A diferença entre essa contabilização manual e a realizada pelo sistema informatizado foi de 2.691 pessoas.

“Tanto o método utilizado pelo Poder360 quanto o método utilizado pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital podem ter imprecisões. Considerando as imprecisões possíveis de ambos os métodos, os valores, embora distintos, estão dentro da margem esperada de erro”, avalia Moretto, coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital.

Abaixo a imagem dos pesquisadores para estimar o público no momento de pico do evento (13h20):

METODOLOGIA

Utilizando a foto concedida pelos pesquisadores da USP, o Poder360 aplicou a mesma metodologia para as primeiras imagens aéreas disponíveis.

Ao dividir a foto da USP em 28 quadrantes, como observado a seguir, foi possível estimar o número de 6.889 pessoas no ato de Lula no Vale do Anhangabaú. Segundo a contagem do jornal digital, o quadrante com o maior número de pessoas é o 2, um dos mais próximos do palco, com 640 apoiadores, aproximadamente. Também há quadrantes mais afastados e com pouca gente, como o 25, com 15 pessoas.

É necessário considerar, no entanto, que há dificuldade para contabilizar pessoas que estão sob árvores, faixas e estruturas montadas cobertas (nos quadrantes 6, com teto branco, e 19, com teto roxo).

Imagem aérea do ato de Lula em São Paulo - Fornecido por Poder360

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem