JUAZEIRO-BAHIA: Usina da UPA do município fornece oxigênio para rede pública de saúde do município

A Usina de Oxigênio instalada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está fornecendo O2 não apenas para a UPA, mas também para toda a rede pública de saúde do município. A cada 40 minutos, a usina consegue encher um torpedo de oxigênio que é encaminhado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para pacientes em home care, entre outros locais que necessitam do uso de O2.

O equipamento foi instalado no dia 11 deste mês e representa um dos grandes investimentos realizados pela atual gestão municipal. “É com grande satisfação que a gente passa para a população de Juazeiro os avanços do município. Estamos em outro patamar, em outro nível, com a saúde avançando. Daqui para frente, a população só tem a ganhar. A usina de oxigênio é um ganho muito grande para Juazeiro, porque salva vidas”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

A grandeza da usina de oxigênio instalada na UPA do município é reconhecida principalmente por quem sabe da importância de O2 para a manutenção da vida das pessoas. No auge da pandemia da Covid-19, muita gente precisou de oxigênio. Hoje Juazeiro conta com uma usina.

A diretora geral da UPA, Andreza Monteiro, explica que na unidade de atendimento de urgência, o oxigênio é utilizado em várias salas. “Na UPA de Juazeiro nós temos a sala de estabilização, onde temos um quantitativo grande de pacientes que fazem uso de oxigênio, sala de observação e os isolamentos. Essa usina de oxigênio foi um ganho muito grande para a população”, disse a diretora da UPA de Juazeiro.

Investimentos na Saúde

A prefeita Suzana Ramos tem investido na Saúde do município. Além da usina de oxigênio instalada na UPA, a população recebeu uma Policlínica Municipal totalmente reformada, tornando o local não apenas novo em estrutura, mas com a inovação dos serviços fornecidos, como os de radiologia, por exemplo. A UPA vai receber ainda um tomógrafo e um raio-x digital, foi implantado o Ambulatório de Curativos Especiais para tratar ferimentos mais complexos, várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram reformadas, entre muitos outros.

“Os investimentos feitos na saúde de Juazeiro são muitos e estamos cada vez mais avançando. Nossa prioridade é cuidar das pessoas e estamos fazendo. Juazeiro sente a mudança que estamos conseguindo fazer em um ano e 8 meses. Já entregamos bastante e temos muito mais a fazer”, destacou a prefeita de Juazeiro.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fotos: Luan Medrado

Fernanda Barros- Secretária de Comunicação PMJ

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem