ELEIÇÕES 2022: Lula despenca e empata tecnicamente com Bolsonaro, aponta Instituto Paraná Pesquisas

Da Redação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  despenca e empata tecnicamente,  é o que aponta  levantamento feito pelo Paraná Pesquisas. Em cenário espontâneo, Lula lidera com 30,5%, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 26,9%. Em terceiro surge Ciro Gomes (PDT) com 2,6%. 

Na sequencia do levantamento ainda são citados Simone Tebet (MDB) com 0,7%, André Janones (Avante) com 0,3% e Pablo Marçal (PROS) com 0,2%. Além deles são citados Felipe Dávila com 0,1% e Vera Lúcia (PSTU). Não sabem ou não responderam foram apontados por 31,5% dos entrevistados na pesquisa. 

Já no cenário estimulado, Lula aparece com 41,1% e Bolsonaro com 35,6%. Na sequência aparecem Ciro Gomes com 7,9%, Tebet com 1,8%, Janones com 1,7%, Vera Lúcia com 0,5%, Pablo Marçal com 0,4% e Felipe Dávila com 0,2%. Já Leonardo Péricles teve 0,2%, Eymael com 0,1%, Luciano Bivar com 0,1% e Sofia Manzano com 0,1%. Brancos e nulos somaram 6,2% e não sabem ou não responderam com 4,1%. 

O levantamento também questiona sobre o grau de motivação para comparecer para votar nas eleições em outubro. Para 41% dos entrevistados, existe pouca motivação para ir votar, 29,3% está motivado e 27,8% está muito motivado para as eleições. Não sabe ou não opinou somam 2%. 

A gestão do presidente Jair Bolsonaro também foi alvo da pesquisa, avaliando a administração. Dos entrevistados, 52,4% desaprovam o governo, 43,9% aprovam o governo de Bolsonaro e 3,8% não sabem ou não opinaram sobre o tema.

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 161 municípios brasileiros entre os dias 28 de julho e 01 de agosto de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 865 entrevistas, 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 544 entrevistas, 5,7 pontos percentuais para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 311 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 300 entrevistas. 

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22. De acordo com a Resolução-TSE nº. 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-05251/2022.

Com informações do Bahia Noticias 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS