Educação a distância é tema de aula inaugural da pós-graduação de Saúde Ambiental e Saneamento da Univasf

A importância da educação a distância no contexto da saúde ambiental será tema da aula inaugural da Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A aula inaugural será realizada na próxima segunda-feira (22), às 14h30min, no auditório da biblioteca da Univasf, campus Petrolina.

Com o título "A Educação a Distância no processo de formação de profissionais de saúde ambiental e saneamento", a palestra pretende refletir sobre o ensino EaD no contexto da educação profissional. A palestra será ministrada pelo professor do colegiado de ciência da computação da Univasf, Rodrigo Tamae.

A principal diferença entre o ensino presencial e a distância está nas condições do espaço e tempo. Na presencial, professores e estudantes estão fisicamente numa sala de aula. Já na modalidade a distância, os estudantes e professores estão separados no espaço e tempo, mas contam com o suporte da tecnologia.

No entanto,  para o professor Rodrigo Tamea, a educação ainda não aproveita todas as possibilidades que o ensino EaD oferece, por meio das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), a exemplo de outras áreas, como na indústria.

[Ainda de acordo com Tamae, a educação EaD requer do estudante uma mudança de comportamento, principalmente, em questões atreladas ao pensamento crítico e capacidade de organização pessoal.

“A EaD é um relevante instrumento de formação (e atualização) profissional por extrapolar os limites físicos de uma sala de aula presencial, ao proporcionar novas formas de interação. A EaD contribui para a inclusão de todos (e não apenas de pessoas com necessidades especiais), flexibiliza horários para os estudantes, rompe com limitações geográficas, bem como, democratiza o acesso à Educação nos mais diferentes níveis”, destacou.

A Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais é um projeto fruto de uma parceria entre a Univasf e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e será ofertado na modalidade remota, com encontros síncronos e assíncronos, por meio da Rede Social Educacional (REDU), uma plataforma especializada em ensino EaD.

Para o coordenador pedagógico da pós-graduação, professor Carlos Dornels, a plataforma trará mais dinâmica ao processo de ensino e aprendizagem. “Trata-se de uma proposta que envolve o ensino remoto numa plataforma inovadora, didática e que permite uma ampla interação entre os estudantes, tutores e professores”, explicou.

Aula inaugural

A aula inaugural reunirá representantes da Univasf e Funasa, no dia 22/08 (segunda-feira),  às 14h30, no auditório da biblioteca da Univasf,  campus Petrolina. O evento será transmitido ao vivo pela TV Caatinga.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem