VIDA & SAÚDE: Correr x pedalar: o melhor para emagrecer, ganhar músculo e para o coração


Por: Giovana Santos 

Correr e pedalar são práticas clássicas e adoradas no mundo todo. Ambas são consideradas exercícios aeróbicos, ou seja, que melhoram a nossa capacidade cardiorrespiratória. Além disso, podem ser praticadas ao ar livre (no asfalto e em trilhas) ou em ambientes fechados, como nas academias.

Apesar de apresentarem algumas semelhanças, os dois esportes são bem diferentes. No geral, correr queima mais calorias do que pedalar. Por outro lado, causa mais impacto nas articulações e exige mais esforço do corpo. Então, qual será que é melhor? Confira:

CORRER OU PEDALAR PARA O CORAÇÃO?

Em termos de saúde cardiovascular, tanto a corrida quanto o ciclismo são igualmente benéficos.

Ambas são atividades aeróbicas, que ajudam a fortalecer o coração para que ele possa bombear mais oxigênio para o corpo.

Se você for iniciante, pode ser preciso limitar o tempo dos treinos para no máximo uma hora por dia. Isso porque pode levar um tempo até seu coração e seus pulmões se adaptarem.

CORRER OU PEDALAR PARA QUEIMAR CALORIAS?

Apesar de a corrida geralmente permitir um maior gasto energético, tudo vai depender da duração e da intensidade do seu treino.

Correr queima mais calorias do que andar de bicicleta porque exige de mais músculos. No entanto, o ciclismo é mais suave para o corpo, e você pode fazê-lo por mais tempo ou mais rápido do que pode correr. Além disso, idade, peso, sexo e outros fatores também determinam o gasto de calorias.

CORRER OU PEDALAR PARA GANHAR MÚSCULOS?

No que diz respeito ao aumento dos músculos, a bike leva vantagem — principalmente nos membros inferiores, como coxas. Correr pode não promover a hipertrofia, mas também contribui para mais força e definição.

Isso acontece porque o ato de empurrar os pedais da bicicleta consiste em um treino de resistência e trabalha grupos musculares das pernas. Durante a prática, o abdômen também é envolvido.

Já correr usa praticamente todos os músculos ao mesmo tempo, mas não gera uma resistência tão grande.

CORRER OU PEDALAR PARA EMAGRECER?

Como a corrida gera uma maior queima calórica, pode ser mais fácil perder peso com ela. Mas o emagrecimento também vai depender de outros fatores, como sua alimentação, o seu sono e o seu consumo diário de água.

Entretanto, um pequeno estudo apontou que tanto o ciclismo quanto a corrida foram capazes de diminuir o apetite de adultos. Ou seja, nesse caso, houve um empate!

OUTROS FATORES A CONSIDERAR

Ao escolher entre correr ou pedalar, você deve considerar outras questões:

PRECISA ECONOMIZAR?

Uma bicicleta tende a ser bem mais cara do que um par de tênis. E além dela, você precisa investir em acessórios adequados, como capacete, protetores e sapatilhas.

VOCÊ TEM ALGUMA CONDIÇÃO CRÔNICA?

Se você tem uma condição crônica de saúde, converse com seu médico antes de iniciar ou aumentar qualquer treino.

No geral, o ciclismo é mais suave para o corpo, mas pode aumentar a dor lombar. Lesões mais comuns na corrida, mas se você tiver problemas para manter o equilíbrio, correr pode ser uma opção mais segura do que andar de bicicleta.

CONCLUSÃO

A verdade é que ambas as práticas têm seus prós e contras — o que vale, no final, é tentar entender qual delas faz mais sentido para você.

Fonte: Revista Boa Forma

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

 

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS