ELEIÇÕES 2022: Entenda por que Lula e Alckmin não estarão na homologação da chapa nessa quinta-feira(21)

Fotoarena/Estadão 

Da redação

Diferente do que seria o normal em uma convenção de lançamento de candidatura, o PT preferiu não fazer festa ao homologar a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) à presidência. Figura principal da campanha, Lula sequer estará presente no ato obrigatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para oficializar uma campanha.

A convenção nacional do PT acontece na manhã desta quinta-feira (21), em São Paulo, e servirá para lançar tanto a chapa Lula-Alckmin, quanto o arco de alianças com outros partidos no âmbito nacional. Fazem parte desta união PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade – será a chamada “Federação Brasil da Esperança”.

Lula e Alckmin não estarão no ato em São Paulo porque cumprirão agenda em Recife (PE). O PT encara o lançamento da chapa como uma mera formalização política exigida pelo TSE e o ex-presidente preferiu intensificar os compromissos de campanha pelo País a ter de participar da convenção em São Paulo.

O lançamento oficial da chapa foi feito em maio, quando ambos selaram uma aliança tida como improvável pelo mundo político, após anos de embates e trocas de farpas – Alckmin, além de ser membro fundador do PSDB, principal antagonista do PT até 2018, perdeu uma eleição presidencial para Lula em 2006.

Não existe, no TSE, uma resolução que obrigue a presença física do candidato durante a convenção, o que permite a ausência dos candidatos neste caso. Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, Lula comparecerá somente à convenção do PSB, marcada para 29 de julho, em Brasília.

Com informações da Revista IstoÉ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem