ECONOMIA: Preço-médio do diesel ultrapassa o da gasolina pela primeira vez em 10 anos

Foto: Priscila Melo/Bahia Notícias

O preço-médio do diesel ultrapassou a gasolina neste mês de julho pela primeira vez em dez anos, de acordo com levantamento junto a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na Bahia, o valor do combustível alcançou os R$ 7,538, enquanto a gasolina registrou preço-médio de R$ 6,504. As informações são de por Leonardo Almeida

O secretário executivo do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis-BA), Marcelo Travassos, explicou ao Bahia Notícias que o diesel vem sofrendo, principalmente, com a grande demanda pelo produto, que tem uma grande busca desde o início do confronto entre Rússia e Ucrânia na Europa.

“Com o início da guerra, os russos reduziram significativamente a venda do gás natural para alguns países. Assim a Europa, com a ausência desse produto, buscou pelo Biodiesel para poder gerar energia nas fábricas e lares, aumentando substancialmente os preços do diesel”, explicou Travassos.

Além disso, o secretário afirmou que, com a evolução do diesel para uma mercadoria mais sustentável, o seu custo de refino acabou se equiparando com o da gasolina. Hoje, o diesel possui dois tipos no Brasil, o S500 e o S10, que emitem uma quantidade menor de enxofre.

“O produto comercializado hoje não é mais óleo, ele é um biodiesel. Esse diesel no mundo todo foi refinado de uma outra forma e hoje esse produto possui um refino muito próximo da gasolina. Ele sofreu modificações e modernizações para se adequar a esse plano de controle ambiental”, explicou.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem