Alerta ligado para um novo pico de Coronavírus

© Fotos: Jair Amaral/EM/D.A Press

O início do mês de julho coincidente com a chegada de novo pico da pandemia de Coronavírus (SARS-CoV-2) e traz preocupação para as autoridades sanitárias, às voltas também com outros quadros respiratórios típicos do outono-inverno, como a gripe.

Para se ter uma ideia de quanto pode ser esse agravamento, no ano passado, em Belo Horizonte, de acordo com números do Ministério da Saúde (MS), a quantidade de pessoas internadas por doenças respiratórias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi 15% maior em julho do que em junho. As internações saltaram de 1.056 casos para 1.215. O mês também superou, em 11,4%, a média mensal de 1.090,5 pacientes em estado grave por causa de doenças respiratórias que demandaram internações entre janeiro e junho.

Um incremento pode trazer reflexos tanto nos centros de saúde quanto nos hospitais que oferecem leitos para internações respiratórias. Tomar a vacina, que tem freado casos graves continua sendo a principal medida de proteção.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está previsto para as duas primeiras semanas de julho um aumento de casos de COVID-19 e provavelmente ainda maior que os 122% atuais – taxa de incidência nos últimos sete dias. “Pela projeção de testes positivos, na próxima semana alcançaremos o pico de casos de COVID-19. O estado é grande e heterogêneo. Portanto, há regiões onde estamos com queda de casos e outras, como a capital, onde estamos com aumento”, disse o secretário de estado de Saúde Fábio Baccheretti.

Contudo, o secretário espera que o reflexo não seja como nos demais picos, com explosão de internações e mortes, devido à vacinação em massa. “A vacina trouxe a COVID-19 para um patamar muito parecido com o de doenças sazonais que em todo outono-inverno acometem mais a população. É como a gripe e nós sempre vencemos isso. E nós todos sabemos que mesmo com o aumento de casos os pacientes que estão internando e os que estão indo a óbito não estão acompanhando a mesma proporção que vivenciamos neste ano, até em janeiro e fevereiro, mas muito menor. Isso demonstra que a vacina é um sucesso. É a forma mais segura de vencermos a pandemia”, disse o secretário de saúde mineiro.

A cobertura vacinal sobre idosos e crianças são dois fatores que podem trazer agravamento e estão na mira das autoridades sanitárias para evitar nova pressão nas unidades de saúde e mortes. “Temos ainda alguns desafios. Estamos incentivando a vacinação infantil. Em Minas Gerais, 45% da população pediátrica tomou as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. E estamos em busca ativa para que os idosos tomem o segundo reforço (4ª dose)”, disse Baccheretti.

Até o momento, 17,5% dos adultos já tomaram a vacina pela quarta vez em Minas Gerais. A taxa de letalidade (casos positivos para o vírus e que morreram) é de 1,7%, contra 2,2% do Brasil. Em Minas, 89,51% da população adulta tomou a primeira dose; 83,79% a segunda; 62,11% a primeira dose de reforço e 17,50% a segunda. Entre o público infantil, 70,26% está imunizado com a primeira dose e 44,91% também com a segunda.

Com informações de Matheus Parreira/EM

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem