Polícia Militar da Bahia realiza "Operação Força Aeronorte" em Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Sento-Sé e erradica mais de 200 Mil pés de maconha.

 

Fotos: CPR-N

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), e do Comando de Policiamento Especializado ( CPE), realizou no período de 05 a 08 de maio de 2022, a OPERAÇÃO FORÇA AERONORTE, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da populaçao, preservando a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, através de ações ostensivas e preventivas, por meio de rondas policiais terrestres e aéreas nos grandes corredores e mancha criminal.

A citada Operação contou com apoio de Unidades Especializadas, como: Grupamento Aéreo (GRAER/CPE) da PMBA; das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE/CAATINGA e CIPE/SEMI-ÁRIDO); da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-N); bem como de todas as Companhias Independentes dePolícia Militar (CIPM) na região de Juazeiro, com a presença dos seus respectivos Comandantes no terreno.

Foram estabelecidos Pontos de Abordagem Policial (PAP), simultâneos, e rondas preventivas pelo comboio terrestre, nas grandes avenidas e mancha criminal, sendo a Operação dividida estrategicamente entre EIXO URBANO, com as Unidades Operacionais sediadas no município de Juazeiro, sendo estas 73ª, 74ª, 75ª e 76ª CIPM; e EIXO RURAL, com as demais Unidades da AISP 46, sendo estas: 25ª, 45ª e 96ª CIPM, sediadas respectivamente em Casa Nova, Curaçá e Sobradinho.

As Guarnições Policiais Militares, empregadas de forma motorizada no terreno, juntamente com o vetor aéreo em helicóptero, atuaram buscando a antecipação e prevenção de crimes contra a vida e contra o patrimônio, estabelecendo a ordem pública e assegurando a paz social. A Operação alcançou excelentes resultados na sua produtividade, reforçando o compromisso de servir e proteger à sociedade com excelência, com um efetivo empregado de 465 policiais militares, registrando no período de 05 a 08 de maio de 2022:

Pessoas abordadas: 2953
Estabelecimentos abordados: 90
Veículos 4 rodas abordados: 489
Veículos 2 rodas abordados: 853
Ônibus abordados: 04
Ocorrências de apreensão de drogas: 07
Conduções à DP: 05
Prisões em Flagrante e TCO: 05
Apreensão de armas: 02 (25ª e 75ª CIPM)
Mandado de prisão cumprido: 01

O Combate ao tráfico de drogas foi destaque no eixo rural da Operação, com ênfase para as seguintes ocorrências de erradicação de plantios de maconha, através de informações obtidas anonimamente, via Disk Denúncia da PM, TOTALIZANDO 209.700 MIL PÉS ERRADICADOS DURANTE A OPERAÇÃO:

SENTO-SÉ: NOS DIAS 07 e 08 DE MAIO DE 2022, FORAM ERRADICADOS 172 MIL PÉS DE MACONHA.

Policiais Militares da 96 Companhia Independente de Polícia Militar -Sobradinho, CIPE/CAATINGA, RONDESP NORTE e vetor aéreo do GRAER, no período de 07/05 até o dia 08/05, através de informações anônimas, erradicaram 172 mil pés de maconha, “Cannabis Sativa”, em uma área de 5.7 há ( cálculo perimetral com GPS), com 34.400 covas, com 05 plantas em cada, e os pés medindo aproximadamente 1.5 de altura, sendo uma das maiores já erradicadas não região.

Registra-se que a roça era irrigada com dois motor-bomba de alta potência que capitavam água do rio verde para o plantio, contando com mais de 1.000 metro de cano para irrigação para distribuição de água nas mangueiras de gotejamento. A roça possuía infraestrutura contando com 2 ( dois) poços artesianos acionados por energia solar(08 painéis e um inversor).

Um nacional foi preso ( cultivador) o qual relatou que havia com ele mais (onze) indivíduos, os quais fugiram durante a incursão Polícial militar sem demonstrar resistência, oriundos do Estado de Pernambuco e outras regiões da Bahia.

No terreno a quadrilha estava distribuída em 04 (quatro) acampamentos montados ao redor do plantio, e a comunicação entre os acampamentos era realizada por meio hand talk ( comunicação via rádio). A droga foi cortada e incinerada no local, e o material utilizado pelos criminosos ( ferramentas – painéis solares, motores, acampamentos, encanação, etc)apreendido. O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia de Juazeiro-Ba, juntamente com a mostra da “Cannabis sativa” ( maconha) para adoção das medidas cabíveis.

CURAÇA: NOS DIAS 06 e 07 DE MAIO DE 2022, FORAM ERRADICADOS APROXIMADAMENTE 17.700 MIL PÉS DE MACONHA, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.

Policiais Militares da 45 Companhia Independente de Polícia Militar, localizaram os plantios nas ilhotas próximas a área ribeirinha do município de Curaça, em suas roças. A droga era irrigada a motor e a balde. Após a erradicação, foi feita a incineração da droga no local, sendo recolhidas amostras da erva para perícia.

REMANSO: POLICIAIS MILITARES DA 25 COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR, ERRADICAM APROXIMADAMENTE 20 MIL PÉS DE MACONHA, APREENSÃO DE ARMA, E DROGAS NOS MUNICÍPIOS DE CASA NOVA E REMANSO.

Os Policiais Militares localizaram o plantio de maconha na zona rural de Remanso-Ba, em uma ilha, sendo irrigada a balde, bem próxima ao Rio São Francisco. Registra-se a existência de um acampamento com mantimentos e uma grande área limpa para ampliação do plantio. Nenhum criminoso foi encontrado no local.

A intensificação das ações policiais militares por meio da Operação Força Aeronorte, no período de 05 a 07 de maio de 2022, proporcionou uma redução de -50% no número de homicídios na AISP 46, no comparativo ao mesmo período de 2021, ressaltando nossos esforços na preservação de vidas!

O Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) agradece imensamente ao Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral pelo apoio incondicional, através do Comando de Operações (COPPM) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), bem como parabeniza o empenho de todo efetivo, oficiais e praças, que, com qualidade elevada cumpriram a missão com grande êxito.

A Polícia Militar da Bahia segue firme no combate ao tráfico de drogas, em prol de uma sociedade livre das mazelas decorrentes de crimes dessa natureza que devastam famílias, dotando nossa tropa de preparo técnico-profissional e apoio incondicional nas missões no âmbito da segurança pública.

Com informações  do CPR-N

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem