Ministério da Defesa se manifesta contra com fala de Pacheco sobre golpe e eleições

Foto reprodução internet/Google

A cúpula do Ministério da Defesa se irritou com declarações do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) dadas nessa 2ª feira (16.mai.2022) durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Reveja. O congressista disse não haver possibilidade de os militares apoiarem eventual golpe e afirmou ter tido encontros com as Forças Armadas, nos quais não haveriam criticado o processo eleitoral. As informações são de Murilo Fagundes/poder360.

O Poder360 apurou que a Defesa se surpreendeu com a menção de Pacheco, avaliou que o senador busca protagonismo e negou internamente qualquer reunião para discutir o processo eleitoral. Procurada, a assessoria do senador não respondeu à reportagem. O espaço segue aberto.

O presidente do Senado declarou na entrevista que as Forças Armadas não apoiariam uma tentativa de golpe de Estado. Ele negou que tenham “papel de moderação”, como a leitura que alguns bolsonaristas fazem do artigo 142 da Constituição.

Tive alguns encontros com Exército, Marinha, Ministério da Defesa. Todos com uma relação cordial e constitucional. Não houve, em nenhuma hora, crítica veemente [ao processo eleitoral]”, disse Pacheco na entrevista dessa 2ª feira.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o presidente do Senado se encontraram publicamente na Cerimônia do Dia do Exército, em 19 de abril, quando os 2 se cumprimentaram, mas não conversaram mais profundamente.

Irritou ainda a cúpula da Defesa a falta de apoio às sugestões feitas pelo Exército em março deste ano sobre o sistema eleitoral. As recomendações não foram acolhidas pelo TSE.

De acordo com a Corte, contribuições para o processo eleitoral só poderiam ser feitas até 17 de dezembro de 2021. A lista foi enviada em 22 de março deste ano. Já o prazo para mudanças nas regras das eleições terminou em 5 de março.

O ofício com as respostas foi encaminhado a todos os integrantes do CTE (Comissão de Transparência das Eleições) e do OTE (Observatórios de Transparência das Eleições). A comissão foi criada pelo TSE em setembro de 2021 para discutir a transparência e a segurança das eleições. O Ministério da Defesa faz parte.

As recomendações do Ministério da Defesa abordam 7 temas. São eles:

1 – nível de confiança do teste de integridade das urnas;

2 – processo de amostragem aleatório para seleção de urnas que compõem o teste de integridade;

3 – totalização de votos;

4 – fiscalização e auditoria;

5 – teste público de segurança

6 – verificação de irregularidades nos testes de integridade;

7 – duplicidade entre abstenção e voto.

Eis a íntegra das recomendações do Ministério da Defesa e das respostas do TSE (9,5 MB).

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem