POLÍTICA: Solução para a falta d’água: Miguel afirma que novo modelo para a Compesa vai gerar o maior investimento em abastecimento da história de Pernambuco

Foto: Jonas Santos

Serão R$ 8 bilhões em obras com a redução de tarifas e ampliação do número de famílias isenta

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, afirmou nesta terça-feira (26) que pretende manter a Compesa como responsável pela captação e o tratamento de água, mas os serviços de distribuição e de saneamento funcionarão através de parcerias público-privadas. Segundo ele, esse modelo vai garantir os investimentos necessários para a universalização dos serviços de água e esgoto em Pernambuco até 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento.

“A Compesa vai continuar existindo, mas se dedicará exclusivamente à captação, à produção e ao tratamento de água. Toda a parte de distribuição da água tratada, coleta e tratamento de esgoto nós vamos conceder para a iniciativa privada, porque é como a gente vai conseguir capitanear os investimentos. Com esse modelo, vamos garantir mais de R$ 8 bilhões em investimentos. Vamos pegar uma parte do serviço que não está funcionando e passar para o privado, que vai investir o dinheiro sem criar imposto para o povo pernambucano pagar”, explicou o pré-candidato do União Brasil ao governo do estado em uma live nas redes sociais nesta terça.

“A nossa proposta vai, nos próximos quatro anos, fazer o maior investimento da história de Pernambuco em abastecimento de água e saneamento básico e não vai tirar um real a mais do bolso do contribuinte, ou seja, do cidadão, do povo pernambucano. Pernambuco quer um governador que resolva o problema da falta d’água e que possa fazer da Compesa a empresa de água pernambucana, que vai continuar sendo, valorizando o quadro técnico, valorizando os concursados que lá estão, valorizando as pessoas decentes que fizeram e contribuem em relação a essa empresa que vai ser continuada“, explicou.

Miguel Coelho acrescentou que, além de ampliar o abastecimento em todo o estado, o modelo de concessão dos serviços de distribuição de água e de saneamento vai permitir a redução da tarifa de água e o aumento do número de pessoas isentas do pagamento, de acordo com a renda. E rebateu o populismo de quem critica as parcerias com o setor privado.

“Todos os mananciais, todos os rios e tudo aquilo que é fonte natural de água e de recursos hídricos são patrimônio de Pernambuco e do povo pernambucano. Ninguém vai conceder ou abrir mão disso”, afirmou.  “O que nós queremos fazer é administrar melhor isso, porque o povo pernambucano está com sede, pagando imposto e o atual governo não está resolvendo o problema. A nossa proposta é fazer em quatro anos o maior investimento em abastecimento de água e saneamento. E não vamos tirar um real a mais do bolso do cidadão. Falo isso com muita legitimidade e muita tranquilidade.”

Segundo o Observatório do Saneamento Ambiental, a Compesa desperdiça metade da água tratada na distribuição para os lares pernambucanos. Além disso, Pernambuco lidera o ranking de falta de água no Brasil (IBGE). Os dados foram lembrados por Miguel durante a live sobre água e saneamento básico com os deputados estaduais Romero Albuquerque e Antonio Coelho, além do pré-candidato a deputado federal Edson Vieira.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem