PANDEMIA: Dois anos depois, pandemia de Covid-19 está ‘longe de terminar’, segundo a OMS

Profissionais da saúde de Cuba auxiliam atendimento à Covid-19 na África do Sul em abril de 2020 (Foto: South Africa Goverment/Elmond Jiyane)

Quase 500 milhões de pessoas foram infectadas com o Coronavírus desde março de 2020, e novas variantes ainda são uma ameaça. Nesta sexta-feira (11) se completarão dois anos desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) caracterizou a disseminação global do Covid-19 como uma pandemia. E, segundo representantes da agência da ONU, o problema “está longe de terminar”. As informações são do site de notícias internacionais A Referência.

A avaliação da agência de saúde da ONU de que se tratava de uma pandemia foi feita seis semanas após o vírus ser declarado emergência de saúde global, quando havia menos de cem casos e nenhuma morte fora da China. Dois anos depois, mais de 6 milhões de pessoas morreram.

“Embora os casos e mortes relatados estejam diminuindo globalmente e vários países tenham suspendido as restrições, a pandemia está longe de terminar. E não terminará em nenhum lugar até que termine em todos os lugares”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, na quarta-feira (9).

Gebreyesus lembrou que muitos países da Ásia e do Pacífico estão enfrentando surtos de casos e mortes. “O vírus continua a evoluir e continuamos a enfrentar grandes obstáculos na distribuição de vacinas, testes e tratamentos em todos os lugares em que são necessários”, disse ele.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, divulgou uma declaração de apoio a avaliação do chefe da OMS. Ele afirmou que seria “um grave erro” pensar que o vírus estava agora no espelho retrovisor e reiterou que a distribuição de vacinas continua “escandalosamente” desigual. “Os fabricantes estão produzindo 1,5 bilhão de doses por mês, mas quase três bilhões de pessoas ainda aguardam a primeira dose”, disse o português.

O chefe da ONU atribuiu o “fracasso” às decisões políticas e orçamentárias que priorizam a saúde das pessoas em países ricos, sobre a saúde das pessoas em países pobres. “Esta é uma acusação moral do nosso mundo. É também uma receita para mais variantes, mais bloqueios e mais tristeza e sacrifício em todos os países. Nosso mundo não pode permitir uma recuperação em dois níveis do COVID-19”, disse.

Guterres acrescentou que, apesar das inúmeras outras crises globais, o mundo deve atingir a meta de vacinar 70% das pessoas em todos os países até meados deste ano. “Ciência e solidariedade provaram ser uma combinação imbatível. Devemos nos dedicar novamente a acabar com esta pandemia para todas as pessoas e todos os países e fechar este triste capítulo da história da humanidade, de uma vez por todas”.

O chefe da OMS também expressou sua preocupação com a “redução drástica” de testes em vários países. “Isso inibe nossa capacidade de ver onde o vírus está, como está se espalhando e como está evoluindo”, alertou.

Cepa recombinante

Enquanto isso, a líder técnica do combate à Covid-19, Maria Van Kerkhove, informou que a agência está ciente de uma ‘cepa recombinante’ na Europa. “É uma combinação de Delta AY.4 e Omicron BA.1 Foi detectado na França, na Holanda e na Dinamarca, mas há níveis muito baixos dessa detecção”, disse ela, enfatizando também a importância de testar e sequenciar em todo o mundo .

Kerkhove explicou que o recombinante era esperado devido à alta circulação de Omicron e Delta. “Com o surgimento da Omicron, em alguns países, a onda da Delta já havia passado, então a circulação estava em um nível baixo, mas em outros países, na Europa por exemplo, a Delta ainda circulava em alto nível quando surgiu a Omicron”, ela detalhado.

A especialista destacou que, até agora, os cientistas não viram nenhuma mudança na gravidade do Covid-19 com essa cepa, mas que os estudos ainda estão em andamento. “Infelizmente, esperamos ver recombinantes porque é isso que os vírus fazem, eles mudam com o tempo. Estamos vendo níveis intensos de circulação; vemos que esse vírus afeta os animais com a possibilidade de voltar a afetar os humanos”, alertou.

Kerkhove também pediu aos países que reforcem seus sistemas de vigilância e sequenciamento em vez de “desmontá-los para passar ao próximo desafio”. “A pandemia está longe de terminar. Não só precisamos nos concentrar em salvar a vida das pessoas, mas também em reduzir a propagação. Não podemos permitir que esse vírus se espalhe em um nível tão intenso”.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem