LEI DA OFERTA E DA DEMANDA: EUA liberarão 1 milhão de barris de petróleo por dia para conter alta de preço

Foto reprodução

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (31) a liberação recorde de 1 milhão de barris de petróleo por dia durante 180 dias das reservas americanas numa tentativa de estabilizar os preços. As informações são da FolhaPress.

A liberação recorde equivale a dois dias de demanda global e chegaria ao mercado ao longo de vários meses, disseram quatro fontes norte-americanas nesta quarta-feira.

"Após consultas aos aliados e parceiros, o presidente Joe Biden vai anunciar a maior liberação de petróleo das nossas reservas na história", anunciou a Casa Branca em comunicado.

“A escala dessa liberação não tem precedentes: o mundo nunca teve uma liberação de petróleo das reservas de 1 milhão de barris por dia. Essa injeção recorde vai promover uma quantidade histórica de fornecimento que vai servir como ponte até o final do ano quando a produção doméstica aumentar”, diz trecho de comunicado da Casa Branca.

Após o anúncio, os preços do petróleo despencavam. Os contratos futuros de petróleo Brent para maio, que expiram hoje, caíam cerca de 5 dólares, ou 4,35%, para US$ 108,50 por barril às 11h54 (horário de Brasília).

Já o petróleo dos EUA (WTI) para entrega em maio recuava mais de US$ 4, para 103,70 por barril, no mesmo horário.

"Uma liberação gradual de 1 milhão de barris de petróleo para os próximos seis meses é um sinal de que não se espera uma solução rápida para a crise na Ucrânia, que reduziu o fornecimento de petróleo", disse Susannah Streeter, analista sênior de investimentos e mercados da Hargreaves Lansdown.

Enquanto isso, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados), que inclui a Rússia, concordou em manter seu acordo existente e aumentar a meta de produção de maio em 432 mil barris por dia.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem