IMPOSTO DE RENDA 2022: restituição poderá ser recebida via Pix; entrega da declaração poderá ser feita a partir da próxima segunda (7)


Foto divulgação

A Receita Federal divulgou que a restituição do Imposto de Renda 2022 vai poder ser paga via Pix. De acordo com o órgão, o pagamento somente será permitido nessa modalidade caso a chave Pix for igual ao CPF do contribuinte titular da declaração. Não poderão ser aceitos Pix com outras chaves, como os que têm cadastrados o telefone ou e-mail.

"Até ano passado, era possível indicar conta bancária, conta poupança e conta de pagamento. Neste ano, haverá uma nova opção, que será Pix. Ao assinar essa opção, não será necessário preencher conta bancária; será utilizada a chave Pix com o CPF, e a conta vinculada a essa chave é que receberá a restituição", explicou José Carlos da Fonseca, auditor fiscal e supervisor nacional do Imposto de Renda.

Aos contribuintes que tiverem imposto a recolher, o pagamento também estará sendo autorizado via Pix. O documento, nesta situação, vai estar com um código de barras para solicitar o pagamento online. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano começará na próxima segunda, dia 7 de março, e se encerra em 29 de abril.

As pessoas que entregarem a declaração logo nos primeiros dias, aumenta a possibilidade delas entrarem nos primeiros lotes de restituição. Os especialistas indicam se organizarem, separar os documentos o quanto antes, na busca de evitar cair na malha fina. A Receita tem uma previsão de receber 34,1 milhões de declarações, número igual ao do ano passado.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem