ARTIGO: O que é melhor: dólar alto ou baixo?

© Reuters Funcionário de casa de câmbio conta notas de dólar
Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor de Economia, Análise de Investimentos e Engenharia Econômica

Notícias recendes dão conta da queda do dólar. Segundo o Reuters, o  dólar caí pela oitava sessão seguida frente ao real nesta sexta-feira(25 de março),  a caminho de registrar sua quarta desvalorização semanal seguida --e a décima no ano-- em meio ao constante fluxo de investimentos estrangeiros para o Brasil, que oferece uma taxa de juros atraente.

Às 9:10 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,25%, a 4,8189 reais na venda.

Na B3, às 9:10 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,23%, a 4,8255 reais.

O dólar spot fechou a quinta-feira em queda de 0,28%, a 4,8311 reais na venda, nova mínima desde 13 de março de 2020 (4,8128).

Mas o que  é melhor: dólar alto ou baixo? – 

Sempre imaginamos  que o dólar valorizado é bom para a economia nacional, pois o aumento das exportações  e ajuda a equilibrar a balança comercial. Isso é verdade em relação às empresas exportadoras que, por terem custos em reais e receitas em dólar, se beneficiam com a alta da moeda norte-americana.

Por outro lado, com o dólar mais alto,  os produtos importados ficam mais caros e beneficia os  itens nacionais,  incentivando o mercado interno e, isso, de certa maneira é bom, pois aumenta a atividade industrial, gerando mais empregos.

Mas se é bom por um lado, por outro pode causar aumento na inflação. Quando o dólar está baixo, a importação de produtos ajuda a segurar os preços, mas quando é o Real que perde força, a maior procura por produtos nacionais causa aumento de preços.

Quais os impactos da queda do Dólar?

Primeiro, vamos analisar á luz das importações: o dólar  baixo significa estabilidade na economia, pois quando a cotação do dólar baixa, os favorecidos são os importadores, que compram mercadorias em dólar para revender em real, obtendo um lucro maior.

Neste cenário de dólar valendo menos, a indústria local também se beneficia podendo comprar matéria prima mais em conta. Com a concorrência dos produtos importados mais baratos e matéria prima mais acessível, o preço do produto nacional cai e segura a inflação.

Á luz das exportações, as empresas do setor  perdem mercado porque com o Real valorizado aumenta o preço dos produtos brasileiros no exterior.

Já  turismo há um aquecimento, para quem quer viajar para o exterior, o  melhor cenário é quando a cotação do dólar está em baixa. Com um maior poder de compra da moeda brasileira no exterior, as passagens internacionais ficam mais baratas assim como hospedagens, alimentação e passeios. Porém, quando o dólar se recupera frente ao real, a tendência é de que os brasileiros adiem a viagem para o exterior e vejam com melhores olhos os destinos internos. Quando o turista viaja no próprio país, gasta dinheiro com empresas brasileiras. A valorização do dólar também aumenta o desembarque de turistas estrangeiros no país, que injetam dinheiro na economia brasileira.

Mas então, qual a melhor cotação do dólar para a economia do país?

De acordo com especialistas do Cambiar em Baker Tilly Brasil,  curto prazo alguns setores são beneficiados com a alta do dólar, mas no médio e longo prazo, todos perdem, pois isso ocorre porque a economia está enfraquecida. Por outro lado, o dólar valer muito pouco frente ao Real também é uma situação que não representa estabilidade.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS