Vitamina D - Por que é vital para sua saúde e quais alimentos você deve comer


Por: Marly Helena VanlerBerghe/ Receitas Sem Fronteira”

Nem sempre podemos tomar sol bem cedo pela manhã ou no final da tarde, então temos que consumir  alimentos ricos em vitamina D. Ela é essencial para nossa saúde trazendo benefícios como: fortalecer os ossos, proteger o coração, gravidez segura, prevenir e controlar o diabetes, prevenir e ajudar no tratamento contra o câncer, boa para autistas, prevenir esclerose múltipla e muitos outros. 

Sua carência pode provocar: risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes. entre outros e, durante a gravidez, aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista. O sol é fundamental e uma alimentação rica em vitamina D podem evitar estes problemas. No entanto existem casos em que é preciso uma suplementação com medicamentos, mas isto só deve ser feito com acompanhamento médico, pois seu excesso também é prejudicial.  

Veja alguns alimentos ricos em vitamina D.

Óleo de fígado de bacalhau

É ele que tem o troféu de ouro com um teor de 250 ug por 100 ml, o que cobre largamente suas necessidades. Uma colher (de sopa) diária é o bastante! 

Atum

Fresco o ou em conserva ele é rico em vitamina D, além de selênio, potássio e complexo B. 

Sardinha

Em conserva, ou fresca grelhada, você terá sempre uma fonte preciosa de vitamina D além de cálcio, ferro, vitamina A e C e muitos outros benefícios.

Harenque

Pode ser comido em conserva, defumado ou marinado. Muito rico em reservas de vitamina D. 

Chocolate amargo

Não é preciso ir ao extremo do muito amargo para ter vitamina D. Alguns quadradinhos por semana vão lhe permitir o prazer de encher seu estoque.

Salmão

Cozinhando o salmão no vapor, você vai preservar a vitamina D que ele contém e ainda garante as necessidades que você precisa. 

Leite em pó

Como ele é concentrado, você vai ter um maior teor de vitamina D. Terá maior teor quando ele for enriquecido com vitaminas. É o ideal quando as outras opções não lhe agradam.

Ovo

Ele também tem a particularidade de trazer vitamina D. Ela se encontra na gema, então não se prive dos ovos quentes.

Emmental

Enfim um pedaço de queijo nesta enorme lista de peixes. Uma fatia basta para satisfazer suas necessidades diárias. Em geral os produtos de laticínio são ricos em vitamina D.

Vitelo

Um bom steak para satisfazer seus instintos carnívoros e lhe trazer muita vitamina D. 

Copa

 Um pedaço de copa será bem vindo no seu sanduíche do lanche. 

Manteiga

Ela também tem um teor interessante de vitamina D, daí inclui-la no cafe da manhã no lugar das geleias em suas torradas.

Camembert de leite cru

 Sobre uma fatia de pão de centeio será perfeito para sua quota de vitamina D.


Chouriço

Além de rico em ferro, ele também é rico em vitamina D. Mais uma razão para comê-lo.

Fotos: Getty Images e Thinkstock

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem