Os soldados ucranianos são mortos após xingarem comandante de navio russo

 

© Getty Images Ilha da Cobra (Snake Island) é considerada uma pequena área estratégica no Mar Negro
© Getty Images Navios de guerra russos vistos no Mar Negro em imagem do ano passado

Uma pequena, mas estratégica ilha no Mar Negro, Zmiinyi - ou "Snake Island", "Ilha da Cobra", em tradução do inglês - foi palco de um dos episódios mais dramáticos da invasão russa da Ucrânia até agora. As informações são da BBC News.

Após a tomada da ilha pelas forças russas, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que os 13 guardas de fronteira que morreram defendendo a ilha receberão a medalha de heróis póstumos da Ucrânia.

A Ucrânia diz que os guardas foram mortos por bombardeios de um navio de guerra russo. A Rússia não comentou sobre a ilha ser atingida por fogo de artilharia ou sobre baixas.

De acordo com a versão dos eventos de Moscou, a ilha foi capturada depois que "82 homens ucranianos se renderam voluntariamente às forças armadas russas". Não houve confirmação independente desta informação.

No entanto, a guarda costeira ucraniana divulgou o que eles dizem ser uma gravação das conversas de rádio que ocorreram entre a marinha russa e os militares na ilha, antes que todo o contato fosse perdido.

No áudio, a embarcação russa é ouvida dizendo aos ucranianos para desistirem do controle da ilha.

Últimas palavras

"Somos um navio de guerra russo. Nossa proposta é a rendição e que vocês abaixem as armas para evitar derramamento de sangue. Caso contrário, vocês serão atingidos. Ouviram?", dizem os russos.

De acordo com o áudio, confirmado como verdadeiro pelo conselheiro do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, os guardas respondem com um palavrão, dizendo ao navio de guerra russo para "se foder".

Autoridades ucranianas dizem que isso é seguido pelo som de uma explosão maciça.

Segundo a Ucrânia, a marinha russa utilizou um canal de comunicação internacional usado para segurança marítima para prosseguir com as negociações.

Os guardas ucranianos são avisados, "as chances de sobrevivência são zero. Pense em seus filhos, seus entes queridos que precisam de você e amam você, esperando por você em casa vivo e bem".

Reação nas redes sociais

Depois que o áudio foi divulgado, a remota ilha do Mar Negro se tornou um tópico importante nas mídias sociais, com algumas pessoas postando o palavrão final dos guardas ucranianos em seus perfis em solidariedade à Ucrânia.

O presidente Volodymyr Zelensky disse que os guardas da Ilha das Cobras defenderam seu posto heroicamente por tanto tempo quanto puderam.

O incidente levantou críticas sobre os objetivos da operação militar anunciada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Um dos jornalistas mais conhecidos da Rússia, Andrey Loshak, perguntou: "Como os guardas de fronteira da Ilha da Cobra ameaçaram a segurança de Donbas?", referindo-se à região no leste da Ucrânia onde o líder russo afirma que os russos étnicos são perseguidos.

Disputa com a Romênia

A Ilha da Cobra está localizada não muito longe do Delta do Danúbio, uma área rica em reservas de petróleo e gás.

A ilha é pequena e abriga a vila de Beloe, onde viviam os guardas de fronteira.

Em 2009, o local estava no centro de uma disputa de fronteira marítima entre a Romênia e a Ucrânia - que ambas as partes resolveram após irem ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem