OPINIÃO: Descubra o que vai acontecer com o vereador Gaturiano Cigano e a quem interessa a sua prisão

 

Foto: Blog a Língua
Por: Cauby Fernandes/A Língua

O vereador Gaturiano Cigano foi preso na noite desta quarta-feira (23),quando em atendimento a requerimento do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), a Justiça Federal decretou, , a prisão preventiva, em Petrolina (PE), do vereador, no âmbito da Operação Errantes, deflagrada pelo MPF e PF na semana passada.

Com a prisão preventiva, vale ressaltar o que vai acontecer a partir de agora. Entenda:

1- O vereador não tem processos na Justiça Eleitoral (TSE, TRE), com isso, sua cassação por motivos ligados à justiça comum, não pode ser feita de uma maneira simples. Nesse caso, teria que haver um pedido do TRE para que o afastamento das funções de vereador se desse por pelo menos 30 dias para que a Comissão de ética da Casa avaliasse  o caso. (Entenda mais aqui).

2- Depois do afastamento, chama-se para ocupar a vaga, o suplente de primeira linha, daí, o processo vai ser analisado e, se constatado culpabilidade e todos os recursos de defesa estiverem esgotados, faz -se o pedido de cassação. O suplente assume como principal ator. Torna-se o dono da cadeira.

3- Em Petrolina, no caso de Gaturiano Cigano, seu suplente é César Durando. Depois que o vereador Gilberto Melo assumiu a secretaria de Agricultura em Petrolina, César Durando assumiu a cadeira, porém, ainda é suplente de Gaturiano. Se permanecer como suplente, Durando, ficará impedido de ser candidato em 2024, caso seu irmão, hoje vice-prefeito, Simão Durando, assuma a prefeitura de Petrolina na sáida de Miguel Coelho para ser candidato a governador.

4- Caso Gaturiano Cigano seja cassado, César Durando deixa de ser suplente, assume a cadeira e, como vereador titular, poderá sim, ser candidato a reeleição. Como suplente, não pode ser candidato por ser irmão de Simão Durando, vice-prefeito que poderá assumir a prefeitura de Petrolina.

5- Essa cassação, caso aconteça, favorece por demais o grupo da situação, até porquê , fortalece a bancada, o prefeito  e seu grupo. Entendeu?

É bom a sociedade entender  que existem interesses maiores na saída do vereador.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem