GUERRA DIPLOMÁTICA: EUA expulsam vice-embaixador russo de Washington. Não há relação direta com os conflitos deflagrados pelo início da invasão russa à Ucrânia.

 

Embaixada da Rússia nos EUA - © AFP 2022 / Shawn Thew

O vice-embaixador da Rússia em Washington, Sergey Trepelkov, foi expulso dos Estados Unidos no início de fevereiro, informou nesta 5ª feira (24.fev.2022) um funcionário do Departamento de Estado norte-americano. As informações são do Poder 360.

A medida é parte de uma guerra diplomática travada pelos países ao longo deste mês. O 2º diplomata na linha sucessória de importância em território russo, Bart Gorman, também foi expulso de Moscou. Não há relação direta com os conflitos deflagrados pelo início da invasão russa à Ucrânia.

Segundo o oficial, tratou-se de uma retaliação pela expulsão “sem motivo” de Gorman, anunciada pela embaixada norte-americana em Moscou em 17 de fevereiro. Ele reitera a importância de manter uma via diplomática aberta para “facilitar a comunicação” entre os governos. 

A missão diplomática russa em Washington continua a ser comandada pelo embaixador Anatoly Ivanovich Antonov. Já a dos EUA em solo russo manteve-se sob responsabilidade do diplomata John Beyrle. Estão no cargo desde 2017 e 2008, respectivamente. 

A Ucrânia iniciou processo de rompimento das relações formais com a Rússia

Na sequência dos ataques orquestrados em diferentes cidades ucranianas nesta 5ª feira. Os ataques, registrados em ao menos 25 regiões, já deixaram 137 pessoas mortos e 169 feridos.

“Nosso país deu esse passo em resposta aos atos de agressão armada da Federação Russa contra a Ucrânia, à invasão de tropas russas para destruir o Estado ucraniano e à apreensão de territórios à força com a intenção de estabelecer o controle de ocupação”, disse o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem