EUROPA: França captura navio no Canal da Mancha em reforço de sanções contra Rússia

 

Tanque russo - Foto captura de tela 
A França apreendeu neste sábado um cargueiro com carros no Canal da Mancha que Washington diz estar ligado ao filho de um ex-chefe de espionagem russo, em uma das primeiras demonstrações visíveis do Ocidente aplicando sanções a Moscou após a invasão da Ucrânia. As informações são de Pascal Rossignol/Reuters

O "Líder do Báltico" estava indo para São Petersburgo, mas foi desviado para o porto de Bolonha do Mar, no norte da França, na madrugada deste sábado, disse à Reuters a capitã Veronique Magnin, da marinha francesa.

A embarcação era "fortemente suspeita de estar ligada a interesses russos visados ​​pelas sanções", disse ela.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu sanções de bloqueio contra o navio porque, segundo o Tesouro, era de propriedade de uma subsidiária do banco russo Promsvyazbank, uma das entidades russas atingidas pelas sanções dos EUA e da União Europeia.

O presidente-executivo do banco, Pyotr Fradkov, é filho de Mikhail Fradkov, ex-chefe do serviço de inteligência estrangeira da Rússia, que também atuou como primeiro-ministro do presidente russo, Vladimir Putin. O próprio Pyotr Fradkov foi incluído na última rodada de sanções dos EUA.

O Promsvyazbank, em um comentário enviado à Reuters, disse que sua subsidiária não possui mais o Baltic Leader e que o navio foi vendido a uma entidade diferente antes das sanções serem impostas.

O Ministério da Economia francês, em comunicado, disse que o proprietário do navio é uma subsidiária do Promsvyazbank, a PZB Lizing, e que o navio foi interceptado em cumprimento das sanções da UE.

Magnin, a porta-voz da marinha em Bolonha do Mar, disse que as verificações em andamento estão sendo realizadas por funcionários da alfândega e que a tripulação do navio está "sendo cooperativa".

A embaixada russa em Paris enviará uma nota de protesto ao Ministério das Relações Exteriores da França pela apreensão, disse a embaixada em comunicado enviado à Reuters.

A embaixada também disse que a tripulação do navio foi autorizada a desembarcar e circular livremente pelo porto. Um fotógrafo da Reuters em Bolonha do Mar disse que o navio estava atracado no cais.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem