BOICOTE MUNDIAL: Eurovision volta atrás e veta participação da Rússia no festival

 

Foto divulgação instagram

O festival Eurovision mudou sua posição em relação à participação da Rússia na 66ª edição do evento, marcada para acontecer em Turim, na Itália. A princípio, a União Europeia de Radiodifusão (EBU, em inglês) havia dito que manteria a participação de artistas russos, apesar dos ataques do país à Ucrânia, mas acabou voltando atrás na decisão, após pressão nas redes sociais. As informações são da FolhaPress.

"A União Europeia de Radiodifusão anuncia que nenhum artista russo vai participar da edição deste ano do Eurovision", disse a entidade em comunicado. A decisão foi tomada após uma recomendação do conselho executivo da EDU, recebida nesta sexta (25), "com base nas regras do evento e nos valores da EBU".

O texto, divulgado nas redes sociais, ainda destaca que a decisão "reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão da Rússia no festival deste ano traria descrédito à competição". A mudança de posição teve o apoio do Comitê de Televisão da EBU.

Antes de vetar a participação de artistas russos, a EBU havia dito que se trata de "um evento cultural, não político, que une nações e celebra a diversidade através da música", e por isso manteria a Rússia no evento. A mudança de posição veio também depois que duas ucranianas vencedoras do concurso se posicionaram sobre os ataques russos no país.

Ruslana, primeira ucraniana a ganhar uma edição do Eurovision, em 2004, pediu paz e tranquilidade para seu país. "Tenho certeza de que o mundo estará unido pela Ucrânia", ela escreveu no Instagram. Já Jamala, que ganhou o festival em 2016, pediu que "pare a agressão russa".

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem