APOIO DE GUERRA: Alemanha, França e Holanda vão enviar armas para Ucrânia se defender da Rússia

 

Foto redes sociais (Internet)

Os governos de Alemanha, França e Holanda anunciaram neste sábado (26) que enviarão armas para ajudar a Ucrânia a se defender da invasão russa, aumentando seu envolvimento na guerra iniciada há dois dias no país do Leste Europeu. As informações são da folhaPress.

As autoridades de Berlim prometeram enviar mil lançadores de foguetes antitanque e 500 mísseis terra-ar para Kiev. Segundo o comunicado, a entrega será feita "o mais rápido possível".

"A invasão russa marca um ponto de virada. É nosso dever fazer o nosso melhor para apoiar a Ucrânia na sua autodefesa contra o Exército invasor de Putin", escreveu o premiê alemão, Olaf Scholz, no Twitter.

A decisão marca uma mudança em uma política em vigor há algumas décadas em Berlim de não exportar armamentos, mesmo aqueles defensivos, para regiões de conflito.

Mais cedo neste sábado, a Alemanha havia autorizado a Holanda a enviar 400 lançadores de granada de fabricação alemã para a Ucrânia. Países compradores de armas da Alemanha precisam pedir autorização às autoridades de Berlim fazer esse tipo de envio.

A Holanda também anunciou o envio de 200 mísseis terra-ar e 50 armas antitanque, com 400 munições, para a Ucrânia.

Por sua vez, o governo francês afirmou que enviará armas defensivas e combustível para apoiar as Forças Armadas da Ucrânia. O governo do presidente Emmanuel Macron ainda disse que irá endurecer as sanções econômicas contra a Rússia.

O presidente do Con selho Europeu, Charles Michel, afirmou no Twitter que a União Europeia irá facilitar a entrega de ajuda militar à Ucrânia, sem apresentar detalhes sobre a medida.

Os anúncios de envio de armas ocorreu no mesmo dia em que a Alemanha mudou de posicionamento sobre restringir o acesso da Rússia ao sistema global de pagamentos Swift e passou a apoiar sanções ainda mais rígidas. O país já congelou o processo de licenciamento do gasoduto Nord Stream 2 e apoiou punições aprovadas no âmbito da União Europeia.

Também neste sábado, o premiê britânico, Boris Johnson, telefonou para o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e os dois líderes concordaram que a Rússia precisa ser isolada "completamente, diplomaticamente e financeiramente", segundo informou um porta-voz do governo de Londres.

Eles sinalizaram apoio ao movimento para restringir o acesso da Rússia ao Swift.

Se concretizada, a restrição ao Swift deve dificultar empresas russas de fazerem negócios, já que o sistema facilita a comunicação e os pagamentos no comércio internacional. O corte também é apoiado por países como Itália, Grécia e Hungria. Segundo o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, uma decisão sobre o Swift pode acontecer nos "próximos dias".

Em mais um sinal do isolamento crescente de Moscou, outros países europeus anunciaram neste sábado o fechamento de seus espaços aéreos para voos da Rússia.

Estônia, Látvia, Romênia, Eslovênia e Lituânia avisaram que baniriam as companhias aéreas russas. A República Tcheca fechará seu espaço aéreo a partir do domingo (27). Bulgária e Reino Unido já haviam anunciado medidas parecidas.

A pressão internacional busca enfraquecer a Rússia após o presidente Vladimir Putin autorizar a invasão da Ucrânia na última quinta-feira (24). Os confrontos chegaram neste sábado ao centro de Kiev.

O objetivo declarado do Kremlin é oferecer apoio a rebeldes no leste ucraniano, mas autoridades russas já sinalizaram que pretendem derrubar o governo e retomar o controle político sobre o vizinho.

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem