Prefeitura de Juazeiro avança nos setores de segurança, trânsito e transporte e garante atendimento eficiente à população

 Fotos: Arquivo/PMJ
Da redação

Um ano de trabalho intenso e dedicação que refletiram em muitas realizações para a população de Juazeiro. Essa é a avaliação feita pela equipe da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) no primeiro ano da gestão Suzana Ramos. Os desafios foram os mais variados, da falta de infraestrutura encontrada, até a reorganização dos setores para um atendimento mais eficiente ao público, potencializados pelo período de pandemia que ainda vivenciamos e que foi preciso adotar uma série de medidas sanitárias para manter o serviço operando.

Diariamente a sede da CSTT recebe centenas de pessoas que buscam informações sobre trânsito, transporte e/ou segurança, solicitam equipamentos de sinalização ou autorização para interdição de vias - atendendo a todos que chegam como forma de estreitar os laços com a comunidade, a partir da escuta de seus anseios. De acordo com o setor administrativo e financeiro, com o gerenciamento responsável dos recursos, foi possível contratar empresas que realizassem serviços de fornecimento de tinta para pintura e demarcação de ruas e avenidas; para manutenção preventiva, corretiva e reinstalação da sinalização semafórica; aquisição de duas novas viaturas para serviço ostensivo de fiscalização trânsito e de guincho 24 horas, com pátio para realizar a remoção de veículos, entre outras.

Em números, a CSTT realizou o preenchimento de 263 ocorrências de sinistros de trânsito sem vítimas; executou 30 interdições para eventos, além de dezenas de campanhas, operações e palestras educativas, na sede e interior, com o intuito de sensibilizar a população para a importância de se ter no trânsito um lugar seguro. Entre as inúmeras ações também foram firmadas parcerias com órgãos públicos, empresas privadas e escolas para alavancar ainda mais a proposta da atual gestão com a segurança viária.

Outras ações

A gestão também construiu a rotatória em frente ao cemitério municipal - e está em busca de recursos para mais três, com a inclusão de ciclovias e ciclofaixas; implantação de 120 faixas de pedestres, seis faixas elevadas e a demolição de 11 lombadas irregulares; colocação de quatro quilômetros de extensão de tachões; revitalização de ponto de apoio da Guarda Civil Municipal no Parque Fluvial; implantação e manutenção de 12 abrigos de ônibus; extensão de itinerários em oito bairros, quatro comunidades no interior e intermunicipal abrangendo mais localidades; melhorias e manutenção na sinalização viária; mudanças nos sentidos de algumas vias em prol de um fluxo eficiente; extensão do prazo das motocicletas ano 2013 para realizarem a vistoria anual em 2021 e outros serviços.

A criação de novos dispositivos legais que facilitem a vida do juazeirense, também foram criados, como a Lei 3.027/2021, em que os beneficiários que conduzem ou transportam idosos ou Pessoas com Deficiência (PCD), ficam isentos da cobrança de estacionamento na zona azul, pelo período máximo de duas horas no mesmo local, ainda que fora da área destinada às vagas especiais. Foram confeccionados 214 cartões para idosos e 57 para PCD. E a portaria que autoriza o retorno do condutor auxiliar para mototaxista, suspenso desde 2017. Inclusive, os setores de transporte e trânsito intensificaram as fiscalizações diárias para verificar o cumprimento destes benefícios, paralelamente à apuração de denúncias de usuários aos serviços de transporte de passageiros. Também este ano, foi realizada uma auditoria interna que contatou vagas ociosas devido a desistência ou morte de permissionários, e essas foram repassadas aos mototaxistas que estão no cadastro reserva do órgão. 

O ano de 2021 também registrou 21.852  infrações de trânsito de maneira manual, radar e eletrônico no núcleo de processos administrativos de trânsito (NPAT) da CSTT. Além disso, no setor são apresentadas defesas de autuações, recursos da Junta Administrativa de recursos de Infrações (JARI) e do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), identificação de condutor infrator, atendimento de solicitação de 2ª via de documentos e julgamentos, totalizando 1.273. Vale lembrar que houve a inclusão do município na representatividade do CETRAN, na construção do novo regimento interno do Conselho, além da participação de funcionários em cursos e palestras voltados ao aprimoramento de conhecimentos técnicos.

Segurança pública

Já na segurança pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou inúmeras operações, campanhas sociais, criou novos grupamentos, em um esforço conjunto com outras forças, para contribuir com a proteção aos cidadãos e órgãos públicos municipais, além do apoio constante às ações de outras secretarias do governo e dos setores de trânsito e transporte. Atualmente, após parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aguarda a doação de viaturas para auxiliar os serviços. 

“Os esforços foram muitos. Todos se dedicaram em tentar responder aos anseios e demandas da população, e sabemos que tem muito mais a ser feito. Foi um ano positivo e atípico com a pandemia e os ajustes e planejamentos na área administrativa da Companhia. Os juazeirenses podem esperar mais empenho de nossos servidores e colaboradores, priorizando ações eficazes nos setores de trânsito, transporte e segurança. A prefeita Suzana Ramos depositou em nós sua confiança e a cada dia vamos dar o retorno que a população merece. Agradecemos a todos pela dedicação ao servir nosso povo”, falou o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho.

Ascom PMJ

Fotos: Arquivo/PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS