Prefeitura de Juazeiro aprimora ambiente de negócios da cidade e fortalece cenário econômico com atração de novos investimentos

Foto: Ascom PMJ
Da Redação

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), destaca as principais ações realizadas em 2021. Além da transparência, o balanço é uma maneira de prestar contas e tornar os serviços conhecidos pela população.

Sobre o panorama de oportunidade de crescimento econômico, com vistas à geração de emprego e renda e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, a Agência buscou fortalecer a atração e implantação de empresas no município, como é o caso da Focus Energia Solar, que gerou mais de dois mil empregos diretos, sem contar no investimento na saúde, com R$ 4 milhões destinados na reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A chegada da Blue Planet, empresa Norte Americana de Bioinsumos para a agricultura e pecuária, e de outras empresas, também contribui para um cenário mais positivo de empregabilidade.

Já a Sala do Empreendedor, com a missão de simplificar e desburocratizar processos, facilitando o ambiente de micro negócios, reduziu o tempo na abertura de empresas de 60 dias para 5 dias, graças ao trabalho conjunto da ADEAP, Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e profissionais de contabilidade da região.

A reestruturação funcional da Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), trouxe um melhor desempenho das atividades, o que ajudou a promover capacitações para as comunidades do interior e gerou um aumento de 400% na oferta de frutas e verduras para os CRAS e instituições parceiras.

Para o titular da pasta, Carlos Neiva, apesar de 2021 ter sido um ano desafiador, a prefeita Suzana conseguiu montar uma equipe com qualidade, avançando em vários aspectos. “Um ano de muito esforço, de muito empenho, de dificuldades, mas um ano absolutamente estruturador. A prefeita assumiu uma prefeitura completamente desestruturada, isso é inquestionável. Financeiramente, administrativamente, politicamente. Vários aspectos, com sérios problemas, mas que ainda, para piorar essa situação da nossa agência, que é de Desenvolvimento econômico, a pandemia. Retração de mercado, dificuldades, mas temos uma equipe de servidores dedicados e nós conseguimos ter um avanço muito grande. Um ano de muita percepção, para o que a gente acredita que virá de exitoso agora em 2022”, afirma.

Demais ações

Através do Programa Federal Terra Brasil, a ADEAP viabilizou a doação de 548 hectares no município, uma ação que beneficiará 169 famílias que não têm acesso à terra, ou que tenham pouca terra, para que possam comprar ou financiar um imóvel rural através de um financiamento de crédito rural.

Fortalecimento das relações Institucionais – Busca de ações em parceria com instituições a níveis local, estadual e federal, a exemplo da SDR, SDE, Seagri, Secti, Central da Caatinga, Instituições do Sistema S, Agrovale, Caraíba Metais, CAR, DesenBahia, Cesol, IRPAA, Univasf, Embrapa, BNB, SRTJ, SPRJ, Sintraf e Bahiater.

Ferrovia Marta Rocha e Construção do aeroporto - Protagonismo na luta pelo retorno do transporte ferroviário “Ferrovia Marta Rocha” e estudos técnicos avançados para a construção de um aeroporto em Juazeiro;

Ações estruturantes da cadeia produtiva da caprinocultura no município, com a recuperação do laticínio de Cacimba do Silva, através de um convênio com o Estado; implantação do Programa de Reestruturação das Cadeias Produtivas da Caprinovinocultura, abertura de barreiros trazendo mais segurança hídrica para os animais, ampliação dos quintais de palmas e campanha de incentivo à vacinação preventiva da clostridiose;

Novo Mercado do produtor – Ação permanente em conjunto com grupo de trabalho da Prefeitura de Juazeiro e SUPARC para a viabilização do novo Centro Agroalimentar.

ADEAP Itinerante – A caravana do projeto “ADEAP Itinerante Cuidando do Interior”, percorre as comunidades do Município levando serviços da secretaria, aproximando a gestão das pessoas. Além disso, palestras com o diagnóstico situacional participativo.

Fortalecimento da Segurança alimentar com programas como, PAA, Garantia-Safra e Palhada, por meio da parceria com a AGROVALE.

Ascom PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS