Prefeitura de Juazeiro alerta a população para preservar as mudas de árvores nativas plantadas na cidade

Fotos: Luan Medrado
Da redação

Há menos de um mês a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou o plantio de mudas de espécies nativas em diversos pontos da cidade, como parte do projeto “Jua Arborizado”. Um desses locais foi a Praça Barão do Rio Branco, na área bancária de Juazeiro. Mas algumas mudas já foram danificadas ou retiradas dos canteiros, ainda não se sabe se pela ação de vândalos ou acidentalmente.

Esse ato poderia se enquadrar no artigo 49, da lei 9.605/98 (direcionada a crimes ambientais) ou, dependendo do valor da planta, se encaixa no texto relacionado a furto (artigo 155, do Código Penal) e pode ainda ser considerado um crime de dano (artigo 163, do Código Penal), se a intenção do agente for simplesmente destruir o local.

Conscientização

Entre as ações do projeto “Jua Arborizado”, também está um trabalho educativo voltado para os cuidados de preservação das árvores e com o meio ambiente. “As árvores só trazem benefícios como sombra, flores e frutos, ajudam a renovar o ar, além de embelezar o meio ambiente. Mas infelizmente tem gente que ainda não tem essa consciência. Por isso, gostaria de pedir a ajuda da população, principalmente das pessoas que trabalham ou circulam próximo ao Paço Municipal, que fiscalizem, cuidem e protejam nossas futuras árvores. A Semaurb está realizando um trabalho na tentativa de melhorar a qualidade do meio ambiente de nossa cidade”, enfatizou a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.

Plantio e doação de mudas

Durante a primeira etapa do projeto “Jua Arborizado”, que aconteceu em dezembro do ano passado, foram doadas e plantadas mais de mil mudas de espécies como Mini Flamboyant, Ipê-de-Jardim, Pata-de-Vaca, Caraibeira, Catingueira, Ipê-Roxo, Ipê-Rosa, Jacarandá-Mimoso, Folha de São João e Umbuzeiro. O projeto terá continuidade a cada dois meses.

Quem se interessar em obter uma muda, também pode procurar a equipe ambiental da Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pedir informações pelo telefone (74) 3612-3581.

Ascom PMJ


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem