O OUTRO LADO: Níveis dos reservatórios das hidrelétricas melhoram no pais com as chuvas. Contas de luz poderão ficar mais baratas.

 

 
 

(*) Taciano Gustavo Medrado Sobrinho  

As mesmas chuvas que causam transtornos em algumas regiões do pais, ao mesmo tempo ajudam a recuperar a capacidade de geração de energia nas hidrelétricas.

O quadro é bastante otimista, mas com muita cautela, quem faz o alerta é o operador nacional do sistema elétrico. Com as frequentes chuvas o principal reservatório tem melhorado, principalmente os que ficam na região sudeste, centro oeste por exemplo ficaram com 35% da capacidade máxima na primeira quinzena de janeiro desse ano. É o melhor resultado desde agosto de 202º, e de acordo com a previsão do ONES, pode subir ainda mais desse mês de janeiro.

Em 2021 o Brasil começou a enfrentar a pior crise hídrica dos últimos 91 anos e os níveis dos reservatórios chegou a patamares, isso fez com que o governo fosse obrigado a ligar as termelétrica que custam bem mais caro e importar energia ade países vizinhos e definir uma nova bandeira na cobrança na conta de luz  e importar energia de países vizinhos  muitos baixo.com toda essa chuva que está caindo em algumas regiões do pais, a exemplo do Nordeste nos estados de Mina Gerais e Bahia o nível dos reservatórios das hidrelétricas está subindo neste início de ano.

No último levantamento feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONES) foi verificado uma melhora na previsão para os reservatórios das regiões sudeste e Centro Oeste até o fim de janeiro, isso é importante porque eles representam cerca de 70% da geração de energia no pais.

Ainda segundo a ONES esses reservatórios devem encerrar o mês com 41,4% da capacidade, houve uma pequena melhora em relação ao último levantamento, a previsão par o norte é de 54,7% , no Nordeste de 75,5% e no Sul que tem registrado menos chuvas 35,4%. Veja mapa abaixo:

Apesar da melhora, o operador do sistema alerta que a situação ainda é muito preocupante, é preciso chover mais nas bacias hidrográficas para que os níveis satisfatórios sejam recuperados, com isso a tendência é que a geração fique mais barata e a conta de luz volte a pesar menos no bolso do consumidor.

Com informações do Jornal da noite da Band.

(*) Professor, Engenheiro Agrônomo, Bacharel em Administração e Matemático

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem